Coluna-Ponto-de-Vista-1

Boa educação: Escolas Estaduais lideram média nacional do ENEM

Escola Estadual Tiradentes é a melhor colocada

Como um time sem estrelas, mas competitivo, o Estado vai bem quando se calcula uma média geral para todos os estabelecimentos e se compara com a nota de outras regiões. Nesse ranking hipotético, elaborado por ZH, os rio-grandenses ficam na primeira posição graças ao melhor desempenho dos alunos de colégios estaduais em relação aos colegas de outros Estados e pelo fato de não contarem com nenhum representante entre os cem piores colocados, o que demonstra o quanto cresce a educação no RS. A Escola Tiradentes foi a grande vencedora como a melhor escola. Já em São Gabriel, a melhor colocada foi o Colégio da Urcamp (624,45) e Estadual, foi a Escola João Pedro Nunes (551,34), seguida da Escola XV de Novembro (548,45), do Instituto Menna Barreto (534,86), Fernando Abbott (517,57) e Celestino Cavalheiro (512,82).


O Inep esclarece que não fez cálculos estaduais e não considera o Enem como indicador de qualidade das unidades da federação, porque a participação no exame é voluntária. Mesmo assim, a professora da Faculdade de Educação da PUCRS Helena Sporleder Côrtes acredita que uma análise mais abrangente do Enem pode ser útil:


– Se a análise isolada mostra que não estamos entre os melhores, a avaliação coletiva mostra que também não estamos entre os piores – argumenta Helena.

Confira:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.