Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de Vídeo com Marco Medina

     Levante o dedo quem nunca ouviu falar no filme “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”. Se alguém ergueu o dedo, foi por pura distração. Com exceção da novíssima geração, quase todo mundo conhece a obra. A primeira versão deste clássico da literatura saiu na forma de Desenho Animado em 1951. O sucesso foi tanto, que a Warner produziu um novo filme para a TV em 1985. Agora, 59 anos depois da primeira versão, aterrissa nas locadoras do país inteiro dia 14. Com um elenco “de peso” que inclui, entre outros, o multitalentoso e estigmatizado Johnny Depp, interpretando o “Chapeleiro Maluco”, promete ser um dos maiores lançamentos do ano. E, se servir como “Selo de Qualidade”, a produtora é a Disney. Quem dirige é o premiadíssimo Tim Burton. Não deixem de ver. A 2M Vídeo já está aceitando reservas.

     Levante o dedo quem nunca ouviu falar da atriz Cameron Diaz...! Claro! Óbvio! Elementar! Permaneçam com o dedo abaixado, porque é ela mesma. Aquela loira do “Quem Vai Ficar com Mary?” e muitos outros filmes de sucesso. Inclusive, no universo masculino, é difícil o cara que não a conheça. Além da beleza singular, tem talento, carisma, e é superdivertida também na vida real. Junto com o Tom Cruise e parte da equipe de produção, esteve nesta semana no Rio de Janeiro para o lançamento de “Encontro Explosivo”, superprodução que estréia este mês nos cinemas de todo o Brasil. Fez um sobrevôo de helicóptero para conhecer os pontos turísticos da “Cidade Maravilhosa”, e ficou hospedada no Copacabana Palace. As bilheterias pós-estréia é que vão ditar o sucesso (ou não) desta nova produção. As apostas são altas.
     E, antes que alguém pergunte, a gente responde: deverá estrear em DVD lá por outubro ou novembro. Vamos aguardar!
     E o “Caso Bruno” envolvendo o goleiro do Flamengo? O comentário geral, levando em conta os requintes de crueldade, é que “parece filme de terror”. Sou obrigado a discordar. Assisto muito filme desde a infância, e nunca vi um filme com um roteiro destes. Garanto que o roteirista teria seu trabalho rejeitado pelos produtores, porque iriam julgar a estória totalmente inverossímil pelo grau de brutalidade. Já assisti a filmes de terror bem mais “levinhos” do que o estampado nos telejornais do país, e que já virou manchete até no exterior. Se um dia a história real virar filme, espero que a cena dos cachorros seja cortada.   
     Bom! O resto do caminho é com vocês. Peguem a estrada já conhecida da coluna DICAS DE VÍDEO, e cumpram as paradas obrigatórias para conferir os “LANÇAMENTOS”, “JÁ PASSOU...” e “ALTERNATIVOS”. Vocês encontrarão filmes lançados este ano, e outros que deixaram de ser “lançamento” e muita gente não viu. Entretenimento, ensinamentos, exemplos de vida, novos paradigmas - e fatos da história que marcaram a humanidade para sempre -, é o que será encontrado nas dicas da semana.
     Abraço! Até semana que vem!
     
LANÇAMENTOS


SUBSTITUTOS: o filme lembra o “Eu, Robô”, do Will Smith, com leves pinceladas de “Blade Runner, O Caçador de Andróides”. O astro é ninguém menos do que Bruce Willis, consagrado ator que encarna um agente do FBI, que terá que arriscar a própria vida para solucionar o assassinato de um estudante universitário. Quem deveria morrer era somente sua cópia andróide que era controlada à distância - logo substituída por outra -, mas o mistério é descobrir o porquê dele ter morrido simultaneamente com sua cópia.
Tema: ficção/ação/suspense                                       Tempo: 89 minutos


O TÚMULO SECRETO DE JESUS: se você gosta de jornalismo investigativo - e de “provas” científicas – assista a este documentário produzido pelo megadiretor James Cameron. Em 1980, um grupo de arqueólogos descobre em Talpiot, perto de Jerusalém, uma tumba datada do século I. Na época, não deram muita importância ao fato, mas o que foi encontrado pode ser a maior descoberta arqueológica da história. Assista todo, inclusive os “extras”. Imperdível!
Tema: documentário investigativo                            Tempo: 105 minutos




OS FEITICEIROS DE WAVERLY PLACE: se você deseja entretenimento para toda a família, este é o filme. Com uma produção impecável dos estúdios Disney, e envolto em muita magia e ação, esta aventura vai prender você na poltrona do início ao fim. O ponto central da história é o perigo que ronda uma família de bruxos que, entre muitos feitiços, tentam encontrar a famosa “Pedra dos Sonhos”. A versão em DVD é do tipo “estendida”.
Tema: aventura                                                           Tempo: 98 minutos



JÁ PASSOU...


10.000 A.C.: “Dez Mil Anos Antes de Cristo” estourou nos cinemas, chegou com tudo, mas foi pouco divulgado quando do seu lançamento em DVD. A história arrebata todo o tipo de público, porque se passa numa época onde mamutes e tigres imensos sacudiam a superfície do planeta. Até que surge o ponto principal do filme: os antigos egípcios construindo as Pirâmides do Planalto de Gizé. A teoria para a construção dessas imensas construções mostradas no filme, nos deixa pensando se era possível ou não. Confira os “extras”.
Tema: aventura/povos subjugados                             Tempo: 108 minutos



O ENCANTADOR DE CAVALOS: Robert Redford e Kristin Scott Thomas, dois ícones do cinema, interpretam um tratador de cavalos e uma executiva, mãe de uma menina que sofreu um acidente com seu cavalo, onde ambos ficaram traumatizados. Sendo um tratador, mais conhecido como “O Encantador”, é óbvio que não será só o cavalo que irá cair nos encantos dele. Nasce um amor que pode ter conseqüências ao mesmo tempo maravilhosas e trágicas.
Tema: aventura/romance                                             Tempo: 169 minutos




O SENHOR DAS ARMAS: sucesso absoluto de público e crítica, uma frase dita pelo Nicolas Cage – protagonista/antagonista do filme – já se tornou famosa. Diz ele num certo trecho: “negocio com qualquer exército, menos com o exército da salvação!”. É isso mesmo! Cage é um traficante internacional de armas, que é seguido de perto pelo agente da Interpol (Ethan Hawke). Um tema atualíssimo abordado numa superprodução e com um elenco de peso. Não deixe de ver.
Tema: ação policial/tráfico de armas                           Tempo: 121 minutos



ALTERNATIVOS

TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO: em tempos de Irã enriquecendo urânio para – supostamente – fabricar a bomba atômica, vale a pena se informar um pouco sobre o que ocorreu no passado em condições semelhantes. Durante treze dias do mês de outubro de 1962, o destino da humanidade esteve nas mãos de um pequeno grupo reunido no salão oval da Casa Branca. Tudo por causa do impasse criado pela presença de mísseis russos em Cuba, prontos para serem usados. As igrejas ficaram repletas de gente rezando, e teve até casos de suicídio. Pela primeira vez, estivemos bem próximos de uma Guerra Nuclear.
Tema: drama/negociação sob tensão                                   Tempo: 145 minutos



MENINAS NÃO CHORAM: entre os que já assistiram ao filme, existe quase uma unanimidade: é muito parecido com “Christiane F., Drogada e Prostituída”. A diferença se dá na intensidade do drama dos adolescentes que, ao contrário das drogas pesadas vistas em Christiane..., são trocadas pelos dramas juvenis, tão comuns nessa idade. Um filme que todo adolescente deve ver, para ter consciência – e certeza – do que não deve ser feito. Educativo e esclarecedor.
Tema: dramas da adolescência                                             Tempo: 91 minutos




PARADISE NOW: nesta produção você vai conferir o que nunca foi mostrado pela mídia televisiva, e talvez conclua que os tais homens-bomba do exército de Alá não são apenas um bando de loucos. Ele conta as últimas horas de vida de dois palestinos, amigos de infância, que são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Um filme contundente e polêmico, que questiona destino e convicções. Uma realidade nunca vista no cinema.
Tema: drama/terrorismo                                                       Tempo: 88 minutos        

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.