Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de Vídeo com Marco Medina

Depois de uma semana gelada, com temperaturas beirando graus negativos em algumas regiões, e o pessoal se protegendo com estufas, aquecedores e lareiras, parece que a partir de amanhã a massa de ar polar dá uma trégua aos mortais, principalmente para aqueles que detestam o “tal” inverno. 
Mas, como nem tudo é perfeito, a previsão do tempo anuncia muita chuva para o final de semana na região sul. Então, uma das boas opções é ficar em casa curtindo o que o cinema tem de melhor. 
E é para ajudar esse público de caseiros e cinéfilos, que retornamos com as “Dicas da Semana”, trazendo indicações de filmes novos, que há pouco estavam nos cinemas, e outros que ficaram meio esquecidos no expositor das locadoras sem chamar muito a atenção. 
Falando em atenção, é bom que o pessoal se “antene” e adquira o saudável hábito de ler a sinopse dos filmes no verso da capa. É uma característica genuinamente humana ser atraído para “o mais bonito”, “o mais chamativo”, e por conta desta “atração”, não muito raro, cometemos erros na hora de escolher. Alugamos aquele filme que tem uma bela capa, que é de uma produtora superconhecida, mas... que decepção! O filme deixou a desejar. 
Pois é! Existem filmes que a gente já sabe: estavam na mídia, foram aprovados pela crítica e pelo público, então é só fazer a reserva na locadora e esperar. Mas e os desconhecidos? Peça uma mãozinha para o atendente ou proprietário da locadora. Ou, confiem nas indicações da coluna, só pra ver no que vai dar. 
Erro freqüente também, é deixar de alugar um filme porque é do gênero “drama” ou “romance”. Lembram do sucesso “Lendas da Paixão”? Até hoje é um dos filmes mais assistidos na história do cinema, por todo tipo de público e gostos variados, e muita gente achava que era aventura. Não deixa de ser, mas estava classificado como “drama”. 
Se você não está tão a fim de ficar procurando muito, dê uma conferida nas indicações da semana, aqui mesmo na coluna. Tem “lançamentos”, filmes que já passaram e que muita gente não viu, e outros que chamamos de “alternativos”, geralmente trazendo conteúdo e mensagens que tocam a sensibilidade de quem os assiste. Não deixe de conferir, por exemplo, a sinopse do filme “Quase Deuses”. Foi tão bem feito e toca tanto, que mesmo um resumo bem elaborado não consegue traduzir o que o filme tem de melhor. 
Então, não se engane! Vá mais pelo coração do que pela primeira impressão. 
Este era o recado. Semana que vem tem mais. Abraço! 

LANÇAMENTOS 


INTRIGAS DE ESTADO: o filme tem um elenco de peso, o roteiro é muito bem trabalhado, mas por falta de mídia adequada, muita gente não ficou sabendo deste ótimo filme estrelado pelo Russell Crowe, Ben Affleck e a bela Rachel McAdams. E, a história, se concentra em dois assassinatos que podem ter ligação com a atividade de um congressista que tem fortes laços de amizade com um repórter veterano que vai investigar o caso. Um tema bem atual que poderia estar ambientado em nossa Capital Federal. 

Tema: suspense/intriga e espionagem Tempo: 128 minutos 


FORÇA-G: Com Selo de Qualidade Disney, e estrelada por - vejam só! – porquinhos-da-índia, esta comédia que é um misto de filme e animação, conta a história desses bichinhos que são designados pelo FBI para a missão de salvar a humanidade. Dos mesmos produtores da trilogia “Piratas do Caribe”, recheado com muita ação e efeitos especiais, é diversão certa para toda a família neste período de férias. 

Tema: comédia e ação/animais falantes Tempo: 88 minutos 







B13 – U, 13° DISTRITO – ULTIMATO: seqüência de uma produção superbarata - mas que tinha um roteiro genial -, já figura como um dos filmes mais locados. No primeiro, a trama se desenvolve em 2013, época em que dois heróis salvam um bairro da violência das gangues. Nesta seqüência, que se passa dois anos depois, com as gangues cada vez mais violentas, o governo convoca novamente Damien e Leito para uma missão quase impossível. “Prato-Feito” para quem gosta de ação do início ao fim. 

Tema: ação/gangues de rua Tempo: 100 minutos 



JÁ PASSOU... 

DEIXADOS PARA TRÁS, O FILME: em tempos de Fim do Mundo, Profecia Maia e teses afins, eis uma boa pedida para quem gosta de tramas recheadas de mistérios que envolvem o destino da humanidade. Baseado no “Livro do Apocalipse”, tudo indica que o desaparecimento repentino de milhões de pessoas tem haver com o chamado “Arrebatamento de Almas” descrito neste enigmático livro da Bíblia. Sucesso no mundo inteiro, o filme conquistou a grande maioria, porque além do suspense muito bem conduzido, é temperado com muita ação e aventura. 

Tema: suspense/ profecia bíblica Tempo: 95 minutos 




O MISTÉRIO DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS: o tema é dos mais instigantes, e a região do famigerado “Triângulo das Bermudas”, que fica entre Miami e Flórida, ficou famosa nos anos 70 pelo estranho desaparecimento de embarcações e aviões que, constatou-se depois, ocorriam desde o século XV. No filme, um empresário contrata uma equipe de técnicos e cientistas que tentarão decifrar o enigma, mais pelo prejuízo que ele está tendo com o desaparecimento das suas embarcações do que pelo mistério em si. Vários dos casos narrados no filme foram baseados em relatórios de eventos reais. Imperdível. 

Tema: suspense/desaparecimentos misteriosos Tempo: 160 minutos 



QUASE DEUSES: o ponto central é a primeira cirurgia cardíaca realizada no mundo. Tema chato, não!? Não mesmo! O segredo do sucesso dessa história verídica se concentra num homem negro que, após perder o emprego de marceneiro, vai trabalhar num laboratório como um simples assistente, e se transforma no principal elemento da tal cirurgia de altíssimo risco – mais pela sensibilidade dele do que pela habilidade do médico responsável. E quase que a “coisa” toda não acontece. E, vejam só, por que: o racismo nos EUA dos anos 40. 

Tema: drama Tempo: 110 minutos 




ALTERNATIVOS 



O PIANISTA: o nome do ator principal era até ruim de pronunciar. Ninguém conhecia a “figura” chamada Adrien Brody. Mas... faz parte da história do cinema, atores totalmente desconhecidos em filmes de sucesso. E foi o que aconteceu com este que acabou por levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A história se concentra na proeza de um pianista judeu, que sobrevive aos horrores da Segunda Guerra, trocando de esconderijos. Tem uma cena perto do final que vale todo o filme. Assista e comprove. 

Tema: drama de guerra Tempo: 148 minutos 



ARSÈNE LUPIN: a história se passa na Normandia de 1894, onde um simples batedor de carteiras se transforma num dos maiores e mais charmosos ladrões da Europa. Seguindo sua saga de querer cada vez mais, ele se depara com o que pode ser o roubo do século: o fabuloso tesouro perdido dos reis da França. É aí que começam os perigos, incluindo um rival do mundo sobrenatural. Um filme excelente que, infelizmente, foi pouco divulgado. 

Tema: aventura/suspense Tempo: 130 minutos 





O CÉU QUE NOS PROTEGE: o nome do diretor talvez já sirva para “avalizar” a qualidade: Bernardo Bertolucci, o mesmo de “O Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”. Apresentações à parte, o filme é um show no tocante às locações, pois conta a trajetória de um casal em crise que tenta resolver os problemas da relação nas exóticas paisagens do Saara. Mas, o roteiro fica mais “apimentado” – para o marido - quando entra um outro cara na história. 

Tema: drama/aventura/relações interpessoais Tempo: 138 minutos

3 comentários:

  1. O PIANISTA*: é um ótimo filme, recomendadíssimo!!!

    QUASE DEUSES: tbm é muito bom.


    *: Filme esse dirigido por "Roman Polanski" acusado por sérios crimes nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a coluna, prefiro sempre locar filmes que me foram indicados, assim, me protejo de frias que as falsas capas nos pregam.

    Solange

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Marco! Saudades dos tempos de Encontro Semanal, na Rádio São Gabriel... Vou acompanhar tuas dicas por aqui, agora sou tua colega de blog também. hehe
    Abração!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.