Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de Vídeo com Marco Medina





Se você já enjoou desse monte de chuva, e esse frio que parece não ter fim, acalme-se e relaxe, porque essa história de “tá nervoso?! Vai pescar...!” é coisa do passado. Até porque você pode congelar na beira d’água. Tem programa melhor: aqueça-se, estoure a pipoca e assista a um bom filme. Sempre há uma receita para acalmar o espírito e restabelecer o ânimo perdido. Confira “Alice no País das Maravilhas” com o multifacetado Johnny Depp. O diretor Tim Burton fez uma releitura deste clássico da literatura e, pelo desempenho obtido nos cinemas, atingiu o seu objetivo - que é quase lei no mercado cinematográfico: “caçar”, também, o público adulto. É o tipo de filme para ser assistido por toda a família. Até aqueles que não gostam muito desse gênero aprovaram, porque a fórmula usada foi infalível. A produção é um show de efeitos visuais, um roteiro muito bem construído e, claro, um elenco de peso que inclui, além do Depp, Helena Bonham Carter, Michael Sheen, a bela e talentosa Anne Hathaway, e a estreante Mia Wasikowska, que vive o papel da protagonista. Então, caia na “toca do coelho” com Alice, e desperte aquela porção-criança que todo adulto saudável preserva dentro de si. E, de quebra, assimile a mensagem filosófica nas entrelinhas da história. Aprender com entretenimento sempre foi uma boa opção.
Mas, tem aqueles que preferem filmes com roteiros ainda mais trabalhados, com um conteúdo mais significativo. Então, se você é uma dessas pessoas que primam por uma mensagem mais profunda dentro da história apresentada, deixe os lançamentos indicados de lado – que nessa semana são mais light – e detenha-se nos “alternativos”. Dentro dessas produções, você vai encontrar roteiros construídos em cima de acontecimentos reais, e muito fiéis aos fatos, que é o que deixa o filme ainda mais atrativo. E, o melhor, você ainda aprende ou relembra um pedaço da história que foi perdida ou esquecida. 
A escolha é livre. Ou, como diz o velho ditado: “cada um come o que quer e bebe o que gosta”. Nosso objetivo é fazer das “dicas” uma espécie de bússola na hora de você definir o caminho que dará rumo à sua opção. 
Semana que vem tem mais. Abraço! 

LANÇAMENTOS 

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: nesta nova e imaginativa abordagem de uma das histórias mais adoradas de todos os tempos, Alice (Mia Wasikowska), agora com 19 anos de idade, retorna ao excêntrico mundo onde ela entrou pela primeira vez quando era criança, e embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro destino. Os extraordinários personagens que encantaram platéias no mundo inteiro ganharam uma nova roupagem, com muito mais riqueza de detalhes e mais coloridos do que nunca. É um incrível banquete para seus olhos, ouvidos e coração, e que irá cativar espectadores de todas as idades e tamanhos. 
Tema: aventura Tempo: 109 minutos
SURPRESA EM DOBRO: com nomes como John Travolta e Robin Williams no elenco, superconhecidos do grande público, talvez se enquadre como uma das melhores comédias do ano. E a fórmula usada, claro, é quase a mesma de outras comédias de sucesso: uma boa dose de besteirol + uma história que prende a atenção = sucesso. No filme, Travolta e Williams são dois velhos amigos que, como profissionais talentosos na mesma área, estão prestes a fechar o maior negócio de suas vidas. Só que... uma antiga namorada de um deles, aparece com um casal de gêmeos de 7 anos às vésperas desse tal grande negócio. As cenas dos pingüins e do gorila são impagáveis. E um ator, nem tão conhecido assim, reforça o talento do elenco. O riso é garantido. Não deixe de ver. 
Tema: comédia Tempo: 90 minutos 

QUANDO EM ROMA: lembram daquelas comédias estreladas pela Sandra Bullock e Julia Roberts. Pois é...! essa é uma mistura dos dois estilos. É uma “aguinha com açúcar” muito apreciada pelo público feminino, mas que, óbvio, pode ser assistido por toda a família. É uma espécie de meio-termo para casais que não fecham muito nas preferências cinematográficas. Kristen Bell, interpretando uma curadora nova-iorquina - que não tem sorte no amor -, viaja às pressas para a Itália para o casamento da irmã, onde mais uma vez é “dispensada” por um futuro pretendente. Desiludida e bêbada, vai até a famosa “Fontana d’Amore” e, ao invés de atirar uma moeda e fazer um desejo, acaba “roubando” quatro moedas. O problema é que os donos dessas moedas, todos homens, acabam caindo de amores por ela, e o grande desafio será neutralizar o efeito dessa “maldição” desencadeada por acidente. Além de uma ótima história, as cenas rodadas na Itália complementam o sucesso do filme. 
Tema: comédia romântica Tempo: 91 minutos 

JÁ PASSOU... 

O MERCADOR DE VENEZA: uma adaptação com titulo homônimo à obra original de William Shakespeare, esta aventura mesclada com drama, suspense e romance, se passa na Veneza do século XVI. O jovem Bassanio (Joseph Fiennes) pede dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons), que diz não poder ajudá-lo por falta de recursos financeiros. Então, o jovem procura o agiota Shylock (Al Pacino), prometendo-lhe que caso não cumpra com o prazo de pagamento da dívida, Shylock terá direito a um naco da sua própria carne. Essa negociação do tipo “arrancar os olhos da cara”, acaba mudando a vida de todos na cidade. Se você gosta de aventura e suspense com “saídas” inteligentes, alugue já! Ah! Só pra lembrar: filme baseado em Shakespeare não é sinônimo de filme “chato”. Este é ótimo e prende a atenção do início ao fim. 
Tema: drama/aventura/suspense Duração: 130 minutos 

OS MELHORES DIAS DE NOSSAS VIDAS: Um dos personagens é Tetraplégico; o outro tem Paralisia Cerebral. Já ficou com pena? Nem pense nisso! Talvez você sinta até inveja de como os dois encaram a vida que, para a maioria dos “normais”, seria insuportável. Dos mesmos produtores de “O Diário de Bridget Jones” e “Billy Elliot”, o próprio diretor declarou que não queria um filme onde o espectador sentisse pena das personagens. Pelo contrário. Quis mostrar às pessoas que o tema superação está presente nos mais variados segmentos da sociedade humana, e que às vezes reclamamos por pouco. Indicado para as pessoas que gostam do tema “superação”; indispensável para profissionais da saúde. 
Tema: drama Duração: 99 minutos 

AS 7 REGRAS DO AMOR: imaginem uma jovem que perdeu a mãe. Imaginem que essa mãe que partiu para o “descanso eterno” deixou instruções dizendo que a filha deveria se apaixonar pelo 7º namorado. Agora... que tragédia!! A filha já está adulta, e conhece um rapaz com todas as qualidades que ela gostaria em um namorado. Agora vem a tragédia: ele não é o sétimo! Com a ajuda de um pai experiente nestas armadilhas do destino, ela tentará transformar o 6º namorado em 7º. De que maneira? Descubra assistindo ao filme. 
Tema: romance Duração: 89 minutos 





ALTERNATIVOS 

O CARTEIRO E O POETA: Aplaudido pelo público e pela crítica do mundo inteiro, esta produção inesquecível e envolvente, conta a história de um simplório e tímido filho de pescadores que é contratado para entregar cartas ao “Poeta do Amor” Pablo Neruda, que passa férias numa remota ilha do Mediterrâneo. Surge entre os dois uma belíssima amizade, enquanto o carteiro pede ajuda a Neruda para ganhar o coração de uma linda mulher. Foi vencedor do Oscar/1996 na categoria de Melhor Trilha Sonora. 
Tema: romance/aventura Duração: 108 minutos 
País de origem: co-produção ítalo-francesa 



A ESPIÃ: Rachel é uma linda cantora judia. Como única sobrevivente de um massacre patrocinado pelos nazistas, se alia ao Movimento de Resistência, muda de nome, e se transforma em amante de um influente oficial alemão. Começa o plano de vingança. Será uma missão perigosa, repleta de reviravoltas e surpresas. 
Filmes com tema de 2ª Guerra são comuns. Mas, desde o início da década de 90 que não aparecia um filme assim: muita ação, aventura, suspense e erotismo. Os elogios do público ao filme, ficaram por conta das surpresas ao longo da história. 
Tema: 2ª Guerra/ação/suspense Duração: 145 minutos 
País de origem: Alemanha 

HOTEL RUANDA: Em Ruanda, em 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, em apenas cem dias. Um gerente de hotel, munido apenas de sua coragem, e usando de muita criatividade e habilidade verbal, salvou mais de 1200 pessoas entre adultos e crianças. Baseado numa história real, este filme que já é considerado “A Lista de Schindler” africana, foi produzido com uma riqueza de detalhes impressionante e um roteiro muito fiel aos fatos. Uma obra-prima, que mesmo sendo um filme com muita ação e aventura, deve ser guardado – nos corações e nas mentes - como um documentário de alerta ao mundo. 
Tema: massacre/guerra civil Duração: 121 minutos 
País de origem: co-produção Reino Unido / África do Sul / Itália 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.