Coluna-Ponto-de-Vista-1

Encontro reúne Conselheiros Tutelares da região Centro

Conselheiros e educadores participaram do encontro

Conselheiros tutelares e educadores de 20 municípios participaram, nesta sexta-feira, do 22º Encontro de Conselheiros Tutelares da Região Centro. O evento foi realizado no Clube Caixeiral, com o apoio das Prefeituras de São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul. O apoio local ficou a cargo das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.
O Prefeito Rossano Gonçalves foi representado no evento pela secretária de Assistência Social, Dorian Bicca Bragança, que ressaltou a importância de eventos como este para a compreensão do papel dos conselhos tutelares na garantia dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “O Município tem estabelecido uma parceria com toda a rede de proteção social, e o Município não vacila na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou a secretária.

A promotora Ivana Battaglin foi uma das palestrantes do evento, trazendo relato da experiência do Ministério Público no enfrentamento a crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, que redundaram na Operação “Lobo Mau”, que desbaratou uma quadrilha de pedófilos em 2007. “Hoje existe o Disque 100, um meio seguro de realizar denúncias anônimas de suspeitas de violência contra crianças e adolescentes”, ressaltou a promotora.
Grande público compareceu ao Clube Caixeiral
Outros palestrantes participaram, como o presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do RS, Moisés Pereira, que abordou o histórico da garantia dos direitos da criança e adolescente no Estado, e o tesoureiro da entidade, Andecler Garcia, que debateu com os presentes sobre a relação entre Conselho Tutelar e escola.
A coordenadora do Conselho Tutelar de São Gabriel, Vânea Guedes Garcia, agradeceu a todos os apoiadores e patrocinadores do evento. “Sem o apoio do Executivo, na pessoa da secretária Dorian, não teríamos tido esta rica oportunidade de debate e aperfeiçoamento”, assinalou. Participaram também outras autoridades, como a promotora Lisiane Veríssimo, secretária de Educação Denise Nostarjágamos, a secretária de Educação de Santa Margarida do Sul Vera Dias, o coordenador da Macro-região 4 dos Conselhos Tutelares Luciano Souza, e diversos educadores e autoridades de vários municípios do Estado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.