Coluna-Ponto-de-Vista-1

Parceria Prefeitura-PUC tem mais de 400 atendimentos na comunidade


A parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gabriel e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que está proporcionando atendimento odontológico gratuito para a comunidade gabrielense em sua segunda fase, atendeu na primeira semana 400 procedimentos. Os trabalhos vão até sexta-feira (23), nas seis unidades básicas - CAIC, Nosso Sonho, Santa Clara, Bom Fim, PAM e Zona Oeste.
Além dos atendimentos odontológicos nas UBS do município, os formandos de Odontologia estão ministrando tratamentos educativos, preventivos e curativos na Escola Municipal Menino Jesus e Escola Infantil do CAIC, da mesma forma que a comunidade gabrielense. Os tratamentos curativos consistem em restaurações atraumáticas, onde o tecido cariado é removido com auxílio de instrumentos manuais e posterior selamento do dente com material restaurador específico.

Segundo a cirurgiã-dentista Larissa Acosta, da Secretaria de Saúde, esta técnica permite que a sala de aula se transforme temporariamente num consultório odontológico e que ali mesmo as crianças recebam atendimento. "A grande vantagem deste procedimento é que a maioria das cáries em dentes de leite e permanentes são tratadas, impedindo o desenvolvimento das lesões que de outra forma poderiam ficar sem atendimento", frisou. 
O atendimento segue até a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde, na parceria conquistada pelo Prefeito Rossano Gonçalves em 2009, por meio do convênio com a PUCRS.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.