Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pesquisa destaca crescimento de Yeda




Divulgação de ações de Governo demarcam crescimento de Yeda
A grande surpresa desta última avaliação feita pelo Ibope para a RBS foi a melhoria significativa do desempenho da governadora Yeda Crusius, que saltou de 11% para 15% (18% ou 12%, pela margem de erro) e conseguiu aprovação para o seu governo, já que obteve nota 5.
Yeda beneficiou-se da maior visibilidade das suas ações de governo e do sucesso das alianças eleitorais que acertou, como também buscou votos em cima do eleitorado de Fogaça e de Luís Lara. A governadora ainda amarga um índice de rejeição altíssimo, 47%, quatro vezes maior do que o número do segundo colocado, Tarso Genro, que tem 12%.

Tarso Genro lidera folgadamente e cresceu muito depois que Beto Albuquerque transferiu-lhe quase todos os seus votos, mas o candidato do PT parece ter chegado ao seu limite.
O início da campanha pela TV e pelo rádio, 17 de agosto, balizará as mudanças que ocorrerão com certeza.
A pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, mostra ainda outros cenários. Num eventual segundo turno, Tarso levaria vantagem, com 48% sobre o candidato do PMDB, que ficaria com 39%. Em cenário no qual estaria incluída a governadora Yeda Crusius, o candidato do PT vai para 59% contra 24% da representante do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato peemedebista ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.
Na consulta espontânea - quando não são apresentados os candidatos -, 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.