Coluna-Ponto-de-Vista-1

Realizado o primeiro Seminário do PIBID da UNIPAMPA

O I Seminário do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNIPAMPA) reuniu alunos de licenciatura, professores da rede pública e docentes da Universidade Federal do Pampa dos cursos de Letras, Física, Matemática e Química (Campus Bagé), Ciências Biológicas (Campus São Gabriel), Ciências Exatas (Campus Caçapava do Sul) e todos bolsistas do Programa. Também foram convidados gestores das escolas públicas para o evento que aconteceu dia 3 de julho, no Palacete Pedro Osório em Bagé. 
O Seminário foi organizado pela coordenadora institucional do PIBID, professora Vera Medeiros, com apoio da professora Clara Dornelles, da pedagoga do Campus Bagé, Viviane Gentil, e dos professores coordenadores dos sub-projetos relacionados aos cursos participantes. 
A abertura do evento foi realizada pela professora Vera Medeiros, a partir de informações gerais sobre o Programa e da apresentação de uma síntese do que vem sendo realizado desde a sua implantação efetiva, em maio deste ano. Na sequência, os coordenadores dos sub-projetos, Elenilson Alves, do curso de Química, Guilherme Marranghello, do curso de Física, Jerônimo Sartori, do curso de Ciências Biológicas, Susana Ferreira, do curso de Matemática, Raphael Werlang, do curso de Ciências Exatas, e Valesca Irala, do curso de Letras, apresentaram os objetivos, as ações e os resultados esperados das atividades desenvolvidas em cada área. 
Também, os graduandos bolsistas elaboraram diagnósticos quantitativos e qualitativos do que até o momento encontraram nas escolas participantes e apontaram exemplos de atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses. 
No período da tarde, foi proposta uma atividade em grupo para formulação de um mapa conceitual relativo aos diagnósticos e desafios para o PIBID/UNIPAMPA a partir das diferentes realidades. Segundo a professora Valeska, a ideia é que, a partir desse trabalho, possa-se traçar um perfil do Programa e se pensem ações conjuntas entre os sub-projetos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.