Coluna-Ponto-de-Vista-1

SANTA CASA FIRMA CONVÊNIO PARA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNIPAMPA/SG

Convênio foi firmada na manhã de hoje

Na terça-feira (27), a Coordenadora Acadêmica da Unipampa/Campus de São Gabriel - Nara Rejane Zamberlan dos Santos, acompanhada dos Professores Ana Julia Teixeira Senna - Coordenadora de Estágio do Curso de Gestão Ambiental e Carlos Alberto Xavier Garcia – Técnico em Assuntos Educacionais, estiveram em visita ao provedor da Santa Casa. 
Na oportunidade foi firmado um convênio de parceria com a Instituição. O provedor destaca que a proposta foi discutida em reunião da Mesa Administrativa da Santa Casa com deferimento favorável pela sua formalização. Trata-se de um convênio de ações conjuntas para formação de acadêmicos do Curso de Gestão ambiental da Unipampa/SG.
Montagner destaca que é uma forma de contribuir para a formação do ensino superior e a disponibilidade de profissionais que futuramente fortalecerão o desenvolvimento de São Gabriel e região, bem como, o fortalecimento institucional da Unipampa, sendo esta uma conquista não só do nosso município, mas de toda a região da fronteira-oeste do RS. “Este estágio oportunizará  geração de empregos, a formação de profissionais e a vinda de docentes e jovens oriundos de outros municípios e que hoje residem em São Gabriel. Acreditamos que futuramente o Ministério da Educação estará expandindo o ensino para cursos técnicos profissionalizantes”, afirmou o provedor.

A Coordenadora Nara Rejane disse ser um grande prazer ter a Santa Casa como parceira se somando a outras instituições e empresas de São Gabriel. “O estágio é um componente curricular, principalmente para o Curso Ambiental, e trabalhos neste sentido só serão possíveis, se houver o acolhimento e a abertura como aconteceu com a Santa Casa. Há uma necessidade de se estabelecer estes convênios, estreitar relações, entre a Unipampa, Instituições e Comunidade. A ideia é de se colocar alguns estagiários na Santa Casa já no próximo semestre. O Curso de Gestão Ambiental conta com 4 turmas de 200 alunos. A Unipampa - Campus SG formará sua 1ª turma no dia 17 de setembro”, disse a Coordenadora.
A professora Ana Julia - Coordenadora de Estágio de Gestão Ambiental frisou que o curso trabalha com a minimização dos impactos causados por diferentes atividades no meio ambiente, executando atividades como: tratamento de resíduos sólidos, líquidos e atmosféricos, educação ambiental, cerificação e licenciamento ambiental, gestão ambiental em agronegócios, gestão urbana e turística, entre outras.
Ao final do encontro, o provedor destacou que a Santa Casa tem um vasto campo de atuação, inclusive já desenvolve o Programa de Coleta e reciclagem de lixo hospitalar, sua classificação e identificação desde o lixo seco, orgânico, cortantes, perfurantes e contaminados, sendo estes, através de um processo de gerenciamento, são disciplinados, tratados e destinados ao aterro sanitário, e outros direcionados às empresas contratadas e credenciadas para o tratamento auto-clave e destinação final.
“É de vital importância aperfeiçoar esse processo de coleta e reciclagem, e a partir do ingresso destes estagiários da Unipampa, eles irão acompanhar, ajudar e contribuir com o Programa. Implantar uma cultura de proteção e convivência com o meio ambiente e sua relação com as atividades e serviços”, concluiu o provedor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.