Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tarso Teixeira debate novo Código Florestal na Guaíba

Assunto foi abordado por Tarso no programa "Esfera Pública"

As alterações propostas ao novo Código Florestal, que dividem fortemente as opiniões de produtores rurais e ambientalistas, foram o tema do programa “Esfera Pública”, nesta quarta-feira, 14 de julho, a partir das 13 horas, apresentado pelo escritor e jornalista Juremir Machado da Silva com comentários da jornalista Taline Oppitz, ambos também colunistas do jornal “Correio do Povo”.
Os debatedores foram o vice-presidente da Farsul e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, e o promotor Daniel Martini, de Gravataí, mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Roma.  Martini disse que as alterações que estão tramitando no Congresso Nacional são temerárias e inconstitucionais. “Elas não atendem ao interesse da sociedade brasileira, que definiu a proteção ambiental como uma prioridade constitucional”, ressaltou.


Tarso Teixeira, por sua vez, diz que o novo projeto veio em boa hora. “A legislação ambiental brasileira vinha sendo turvada por uma série de decretos, normas, resoluções de órgãos federais sem votação no congresso e sem debate com a sociedade. Este novo Código Florestal é resultado de uma série de audiências públicas e de amplo debate no Congresso, e impõe novas regras de preservação que não imobilizam a produção rural”, ressaltou Teixeira, que recentemente contrapôs artigos do próprio Juremir sobre o assunto.
Martini criticou afirmou que apenas 3% dos produtores rurais brasileiros concentram mais de 50% das terras agricultáveis do país, o que foi contestado por Teixeira. “A média de hectares de propriedades da Fronteira Oeste e do Rio Grande do Sul é uma das mais baixas do mundo entre as potências agrícolas. O produtor brasileiro é líder em diversos setores do agronegócio, e justamente por isso há interesse de concorrentes internacionais em imobilizar a produção brasileira, e não por acaso as ONGs ambientais mais radicais vem dos países que competem diretamente com a agricultura do Brasil”, assinalou. O debate atraiu a atenção de centenas de ouvintes em todo o Estado, que se manifestaram pelo e-mail ou pelo Twitter. “Foi uma excelente oportunidade de levar este tema à discussão de toda a sociedade”, ressaltou Tarso Teixeira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.