Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário Estadual de Apicultura encerra com êxito


Realizado durante três dias nas dependências da Escola Municipal Ginásio São Gabriel, o 16º Seminário Estadual de Apicultura foi encerrado com participação massiva dos apicultores do Estado, País e de outras nações. O evento é organizado pela Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa).

Cinco mil pessoas estiveram passando pelo local das palestras e exposições, que ainda contaram com a 15ª Expoapis, 4º Encontro Estadual de Meliponicultores, 14º Concurso Estadual de Qualidade do Mel e a 4ª Mostra Técnico-Científica e de Inovações Apícolas. No Concurso de Qualidade do Mel, São Gabriel se destacou com o melhor mel claro do Estado, por meio do produtor Aldo Machado, representando a Cooapampa, que obteve 251,5 pontos. O concurso avalia a qualidade do mel, destacando os melhores produtos da apicultura para todo o RS e Brasil.
Estiveram presentes apicultores não somente do Rio Grande do Sul, mas de estados como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e países como Uruguai, Argentina e Colômbia, que se fez presente com uma delegação numerosa.
A conferência “Criação de Rainhas”, ministrada pelo técnico colombiano Omar Martinez, encerrou a programação de cursos e palestras na manhã de sábado, com a presença de mais de 500 produtores que acompanharam as explicações do técnico sobre a importância do principal elemento de formação das colmeias. O evento foi encerrado oficialmente no CTG Caiboaté, com a passagem da sede do próximo Seminário – que acontecerá na cidade de Ijuí, em 2013, visto que no próximo ano não será realizado em face do Congresso Brasileiro acontecer no RS, na cidade de Gramado – e as premiações dos concursos.

Concurso de Qualidade do Mel
Mel Claro
1º - Aldo Machado (COOAPAMPA , São Gabriel) – 251,5
2º - José Teixeira (Caçapava do Sul) – 238,0
3º - Nelci Maria Lengler (Santa Maria) – 235,5

Mel Escuro
1º Eli Pedroso de Freitas (Encruzilhada do Sul) – 209,5
2º Ivan Rodrigues da Silva (APISMAR – Santa Maria) – 198,5
3º Vinícius Gampert (Associação dos Apicultores de São Borja) – 189,0

Concurso Fotografia e Inovação Tecnológica
Vencedores: Sílvio Lengler e Roselaine Flores (APISMAR – Santa Maria)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.