Coluna-Ponto-de-Vista-1

Alegrete: Decreto de emergência aprovado

Equipe da SAP e SMA vistoria açude no distrito do Durasnal
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado a homologação do decreto de situação de emergência assinado no dia 27 de janeiro pelo prefeito Erasmo Guterres Silva. O próximo passo, segundo a coordenadora da Defesa Civil de Alegrete Guiomar Silva, será a formulação do plano de aplicação dos recursos.
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Amaral, o mais importante é garantir a extensão das redes nos poços comunitários e o transporte da água para as comunidades que não os tem. Considera, porém, o recurso previsto de 51 mil reais insatisfatório para o tamanho do prejuízo. “A extensão do município e a quantidade de famílias atingidas pela estiagem tornam o valor baixo para as reais necessidades”. A vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani prevê a celeridade do processo. “Estamos articulados com sociedade civil para dar agilidade no processo e contarmos o quanto antes com os recursos”.

Os baixos índices pluviométricos aliados à má distribuição das últimas chuvas não alteraram a situação. Da mesma forma aconteceu no mês de dezembro, quando em apenas dois dias choveu de 60 mm (lado leste do município) até 250 mm (lado oeste), a baixa percolação reduziu o acúmulo de infiltração no solo, resultando que em poucos dias a vegetação já manifestava sintomas de déficit hídrico. Isso também pode ser comprovado pelos baixos níveis dos rios que mesmo classificados como perenes, alguns locais tiveram o fluxo de água cortado. Em diversas localidades do município não choveu por mais de 40 dias.
Os açudes existentes no município, usados principalmente para dessedentação animal, estão em situação precária. Para isso a Secretaria de Agricultura e Pecuária montou uma operação emergencial no dia dois de fevereiro conjuntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, visando a criação de um banco de dados das propriedades no interior do município com açudes já secos. Mais de 30 vistorias já foram realizadas nas localidades do Parové, Durasnal e Caverá para a formação de um banco de dados como auxílio na expedição de licenças ambientais e dar subsídio às obras de limpeza e manutenção desses, em regime de emergência. Grande parte destas utilizará máquinas da Prefeitura Municipal, coordenadas pela Secretaria da Agricultura.
Para o prefeito Erasmo Guterres Silva, ficou comprovada a difícil situação das comunidades do interior. “A rapidez da homologação do decreto demonstra o quanto estes produtores precisam de apoio. Felizmente o Governo do Estado foi sensível às nossas reivindicações”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.