Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura de Bagé delimita áreas de risco e de preservação permanente

Secretário informou que várias já foram removidas
A Prefeitura de Bagé através de uma ação em conjunto com a Defesa Civil delimitou, na noite de terça-feira (31.01), as áreas de risco e de preservação permanente nas margens do arroio Tábua nas proximidades da ponte da Paulo Corrêa Lopes, situada em São Bernardo.
O secretário de Habitação Guto Nadal informou que desta área várias famílias foram para o Residencial Charrua. “O ato garantirá a preservação ambiental com menos risco para os bageenses”, acrescentou.
Conforme Nadal, a medida visa convencer as pessoas a sair dos locais de risco. “Em São Bernardo, das cinco casas existente apenas uma que não será demolida. As famílias que quiseram sair do local assinaram um termo de compromisso e foram remanejadas, de preferência para o mesmo bairro", completou.
Nadal ainda afirmou que o Governo Municipal está trabalhando as políticas públicas para garantir a qualidade de vida. A Secretaria do Meio Ambiente também é parceira deste projeto. "Estamos envolvidos nesta situação porque envolve o entorno do arroio e a preservação do meio ambiente. Já estamos atuando em projetos de revitalização dos arroios", disse o secretário Luiz Sérgio Parodes.
A medida, de acordo com o auxiliar da defesa civil, José Ernandes, tem como objetivo principal valorizar a vida das pessoas além de preservar o local. “A segurança da população é imprescindível”, complementou.
Moradores
A residência da dona de casa, Valquíria Melo, foi das atingidas na enchente em 2009. Depois disso, ela foi inserida no grupo de famílias apoiadas pela prefeitura, resultando no remanejamento dela e sua família para o Residencial Charrua. “Saímos no final do bairro no final do ano passado. Minha vida mudou para melhor”, afirmou a ex-moradora do local.
A casa da autônoma Arlete Alves também foi atingida pela enchente. “Vivia preocupada. Não conseguia dormir direito quando chovia. O problema terminou, pois agora moro no Residencial Charrua”, falou.
Moradia segura
O Governo Municipal está concluindo a terceira etapa de construção de moradias do repasse de recursos da Defesa Civil. Segundo o secretário neste momento, estão em execução seis moradias, sendo que em cinco, o ritmo de trabalho é normal. “Em apenas uma ocorreu problemas durante a execução”, informou.
Outras 34 famílias em área de risco ou casas precárias, foram beneficiadas no Residencial Charrua e 35 famílias serão beneficiadas no Residencial Guarani, todas assinaram Termo de Compromisso de não permitir o uso para fins de residência no local em que viviam sendo, que algumas famílias inclusive doaram para o Município o antigo lote.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.