Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tudo sobre dança...by Valéria Lacerda

Valéria Lacerda
Colunista do blog

Os benefícios da Dança como terapia

Os benefícios da Dança com o uma atividade física são bem conhecidos, pela grande maioria, os quais são eles: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e perda de peso, e muito mais... Mas pouco se fala da Dança como uma terapia para a alma, para a vida! Basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico, pois benefícios como: socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar ao mágico mundo da Dança. Mais do que técnica, é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra! 
“A dança é mesmo uma forma de terapia”. E qualquer pessoa pode dançar, não existem restrições, nem mesmo de idade. Os passos podem – e devem – ser adaptações às limitações físicas de cada um, mas não existe impedimentos. Ao ensaiar os primeiros passos, a pessoa se desprende dos medos e preconceitos e vê seu estilo de vida ser transformado pouco a pouco. Basta saber ouvir a música e dançar envolva-se com a emoção, e sem se preocupar com os outros, que tudo fluirá melhor! 
Mas quem pensa que a Dança é privilégio apenas dos mais jovens se engana – e muito. Essa é uma das atividades mais democráticas e que possibilita a participação de qualquer pessoa. Basta apenas se sentir disposto a começar. “Algumas pessoas dançaram a vida inteira, outras só descobriram esse prazer depois da aposentadoria ou após encaminhar os filhos na vida”. Siga o exemplo da terceira idade que frequentam bailes, aulas de Dança ou mesmo de coreografia com um único objetivo: se divertir. Basta observar durante poucos minutos e já é possível perceber a alegria de cada um ao estar ali, dançando. 
Pesquisas também indicam a Dança de Salão para quem faz terapia de casal; isso porque os casais se tornam mais próximos e acabam resgatando toda a cumplicidade do início do relacionamento. A vida a dois com certeza melhora muito, inclusive ao ampliar a roda de amigos. 
Então pessoal, pés a obra, ou seja vamos dançar!!!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.