Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tudo sobre dança...by Valéria Lacerda

Valéria Lacerda
Colunista do blog

Samba no pé a arte do Brasil!
 Apesar de muitos brasileiros serem apaixonados pelo carnaval, muita gente não nasceu com o samba no pé. Os foliões que não querem fazer feio nos blocos e nas avenidas se preparam com aulas especiais nas academias.
Além de trabalhar intensamente abdômen, glúteos, coxa e panturrilha, as aulas de samba ajudam a melhorar o condicionamento físico e podem queimar até 500 calorias por sessão. E quem tem samba no pé e alegria no coração, se quiser manter o peso não pode ficar longe do salão. As aulas de “Samba” possuem tudo aquilo que o brasileiro mais gosta: sensualidade, alegria e bom som. Com um trabalho intenso no glúteo e nas coxas essa modalidade é extremamente recomendada para aquelas mulheres que querem ficar com aquela perna durinha e ao mesmo tempo queimar muitas calorias. Vale a pena experimentar! 
Dicas de Valéria Lacerda:
Durante a aula, as mulheres usam mais os músculos da panturrilha e das coxas, além do cardíaco, comum em modalidades de dança. Seja na academia, nas ruas ou na avenida, quem gosta de sambar nunca deve se esquecer do aquecimento, que pode ser feito de várias formas. “Uma delas é sambando em uma intensidade baixa com pouco impacto ou ainda dançando um ritmo semelhante ao samba, poderá ser um pagode, ou outros”... só que de forma mais suave.
Devemos lembrar e seguir como exemplo a preparação das passistas, rainhas e madrinhas de baterias, que é feita com muitos exercícios de samba, além de atividades aeróbias e musculação e uma alimentação saudável e balanceada. Quem é iniciante e não tem preparo físico correm sérios riscos de ter lesões, em caso de não prepararem-se para enfrentar uma avenida, pois, o ato de dançar em ritmo de samba solicita muito equilíbrio entre as articulações de tornozelo, joelho, quadril e coluna. Em conjunto essas articulações se movimentam em ritmo muito acelerado durante um samba.
Portanto, um desequilíbrio em cima de um salto alto, a falta de condições físicas, a falta de atenção no movimento e percepção do corpo durante o ato de sambar podem ser o suficiente para ocorrer lesões no corpo.
Se você faz questão de curtir a folia com um bom salto alto precisa prestar atenção nestas dicas. Primeiro se preparar fisicamente. E sempre estar com a musculatura da panturrilha, anteriores, posteriores, internos, externos de coxa, glúteos e todo corpo bem aquecidos, alongados e fortalecidos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.