Coluna-Ponto-de-Vista-1

Atenção: Hoje é o último dia para entrega da declaração do IR

Termina hoje o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda. O último horário para enviar o documento à Receita é 23h59min, mas não convém deixar o envio para os minutos finais do dia, quando poderá haver congestionamento na internet.
A multa pelo atraso na entrega é de R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser cobrado ainda em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha direito à restituição, a multa será deduzida do valor a receber. 
Até a noite de domingo, a Receita Federal estimava que 3,73 milhões de contribuintes ainda não haviam acertado as contas com o Fisco – foram entregues 21,27 milhões de declarações, cerca de 85,08% do total esperado para este ano, de 25 milhões.
— Quem não enviou deve se apressar para evitar surpresas de última hora — alertou o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
O programa usado para a declaração está disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Preste atenção: é preciso cuidado com a digitação equivocada dos dados, principalmente nos rendimentos tributáveis, pagamentos e doações efetuados e no anexos de renda variável e ganhos de capital. Erros podem levar o contribuinte a cair na malha fina.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.