Coluna-Ponto-de-Vista-1

EDUCAÇÃO: Legislativo é parceiro na busca pela implantação do EJA na Escola Peri Gonçalves

Através do trabalho incessante do Presidente da Câmara Municipal de São Gabriel - vereador Adão Santana (PTB) juntamente com o Presidente da Comissão de Constituição e Justiça - vereador Rômulo Farias (PSB), e com o apoio dos demais parlamentares, o Poder Legislativo está mobilizado no intuito da implantação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Supletivo 2º Grau - na Escola Estadual Dr. Peri Gonçalves.
Segundo os vereadores, tal solicitação visa atender uma antiga reivindicação dos moradores residentes naquela região da cidade, onde engloba vários bairros, entre eles: Bela Vista, Santa Isabel, Gabrielense, Curitiba, etc.
No início deste mês, foi realizada uma visita na 19ª Coordenadoria Regional de Educação (19º CRE), com sede em Livramento, onde na oportunidade, foram solicitadas informações sobre o nº do processo e a tramitação do referido pedido junto ao Conselho Estadual de Educação, bem como, os trâmites legais a serem cumpridos para ser concretizada a implantação do EJA na Escola Dr. Peri Gonçalves. Tendo em vista que na data da visita a 19ª CRE, estava sendo realizado expediente interno naquele órgão e a equipe responsável pelos projetos encontrava-se em Porto Alegre, as informações solicitadas pelos vereadores foram recebidas no Legislativo Gabrielense no início desta semana.

Segundo o ofício assinado pela Coordenadora Regional de Educação - Meire Torres Aguer Garagorry, foi informado que o processo encontra-se na CRE, aguardando anexar o Regimento Escolar por parte da Escola, para posteriormente, ser encaminhado à SEDUC e Conselho Estadual de Educação.
No documento, Meire Garragorry explica que se trata de um processo pedagógico, de caráter interno da SEC, que visa expandir o EJA dentro de critérios a serem seguidos rigorosamente de acordo com as necessidades da região, e, sobretudo com o olhar crítico sobre a localização e demanda escolar (listagem de alunos, mapa de localização da Escola, oferta das modalidades de educação no entorno e vilas a serem atendidas). Ela ressalta que após análise, por parte da Diretoria Pedagógica da SEDUC e encaminhamento ao CEED, o mesmo passa a ser soberano nas suas atuações.  Segundo a Coordenadora, este processo tem o intuito de oferecer condições de acesso à educação, para alunos excluídos do ensino regular por questões sociais, econômicas e outras. “Cônscios de nossa responsabilidade com uma educação inclusiva e atendendo solicitação desta comunidade comprovadamente, aguardamos os trâmites legais e pertinentes ao referido pedido”, concluiu Meire Garagorry.

Esta matéria você encontra no site: www.cmsg.rs.gov.br
ELSON TEIXEIRA - ASSESSOR DE IMPRENSA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.