Coluna-Ponto-de-Vista-1

História se revela durante restauração do Sobrado da Praça


Reafirmando o compromisso com a história e a cultura de São Gabriel, o Governo Municipal adquiriu e repassou o prédio do Sobrado ao Instituto Cultural e Educacional Harmonia, um investimento de R$ 270 mil reais em prol do resgate histórico cultural da cidade. 

Restauração retoma a história

Em 1826, quando a 3ª e atual povoação de São Gabriel tinha apenas dez anos de existência, começou a ser construído o primeiro sobrado da cidade. O casal de Açorianos, Francisco Carvalho e sua esposa Agda Luisa Carvalho deram início a construção do prédio que mais tarde se tornaria um dos mais importantes patrimônios históricos do município. Vinte anos após ser construído, o Sobrado hospedou o Imperador D. Pedro II, que veio a São Gabriel porque queria conhecer o povo que lutou bravamente na Revolução Farroupilha.
Nem mesmo os responsáveis pela restauração do velho sobrado imaginavam quanta história havia no interior do prédio. Para preservá-la ainda mais, foi preciso mudar o projeto inicial da obra. Na parte superior, sob o telhado, havia um terraço que agora passa por revitalização. Debaixo dos rebocos quebrados, foram descobertas paredes de pedra e outras de taipa, o trabalho artesanal revela marcas inconfundíveis da história que aos poucos ressurge.
Para manter as características originais do Sobrado, a empreiteira que trabalha na restauração utiliza barro e cal. A pintura também obedece ao padrão, a tinta que reveste as paredes externas é à base de cal.
Ao retirarem o piso de madeira os construtores descobriram o antigo piso, grande parte dele está em bom estado de conservação e será reaproveitado. O trabalho supervisionado pela Professora Jenny Maria Chagas, Presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia, tem como objetivo principal preservar ao máximo a arquitetura do local: “Quando retiramos o reboco próximo às janelas, na parte interna, descobrimos que elas tinham forma de arco, a pintura interna original em alguns pontos reapareceu, descobrimos um depósito de lixo subterrâneo, garrafas de 1920 e também um porão. Pretendemos preservar cada descoberta e por isso não temos como prever o fim da obra”, enfatiza Jenny Maria.
Quando estiver pronto, o Sobrado da Praça que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), vai abrigar a Secretaria Municipal de Truísmo o Conservatório Municipal de Música e a Biblioteca Pública Municipal. No segundo piso serão instaladas salas históricas e de leitura bem como salas para exposição de arte.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.