Coluna-Ponto-de-Vista-1

Na moda

Flávio Henrique Soares
Estilista e colunista do blog


VELUDO – MODA INVERNO 2012
Cotelê, estampado, liso, molhado, de seda ou de algodão, o veludo sempre foi muito apreciado na moda, principalmente nas décadas de 60 e 70, quando calças, coletes e outras peças confeccionadas com o tecido eram itens obrigatórios nos guarda-roupas de homens e mulheres.


Palavra originada do latim villosus, com uma trama de pelos curtos e cerrados, luxuoso e com brilho natural o veludo tecido quentinho perfeito para o inverno.

Os tipos:
Alemão: é um veludo liso feito de seda ou algodão. Tem brilho intenso. Roupas feitas a partir dessa trama ganham um ar mais sofisticado, que remetem à antiga nobreza europeia. É o mais caro dos veludos.
Cristal: é um veludo bem lisinho e brilhante, mais leve e mole do que o alemão. É feito, em geral, de fios de seda. Molhado ou amassado, o brilho lembra o veludo cristal, mas a superfície é irregular, como se tivesse sido machucado.
Cotelê: canelado, lembra um brim. Sua base pode ser o algodão ou algum fio sintético como o poliéster ou o raiom. De uns tempos para cá, o elastano foi incorporado à sua composição, o que lhe conferiu maior conforto.
Devorê: é um processo químico que corrói o tecido e o deixa com desenhos em relevo, como se o tempo tivesse comido a superfície da trama.
Os lisos em cores escuras e fechadas caem perfeitamente para a noite já os cotelê (mais comuns nas cores azul, verde e caqui) são mais esportivos e podem ser usados durante o dia.
Os casacos de veludo são verdadeiros coringas tanto no guarda-roupa feminino quanto no masculino, pois combinam com trajes formais e informais. Entretanto, se o casaco for usado com uma calça social ou com uma saia, cai muito bem em uma festa formal.
Uma boa alternativa para equilibrar o look cotidiano é misturar o veludo com tecidos opacos, como jeans e couro. Entre eles, nunca misture um veludo liso com um cotelê, fica demais!
Lembre-se que o veludo já faz o ponto focal e que todo o resto tem que se harmonizar para não atrapalhar o conjunto. Cortes mais retos e poucos detalhes também ajudam a usar a tendência sem pecar pelo exagero.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.