Coluna-Ponto-de-Vista-1

Polêmica: Família quer retirar nome de ex-vereador de sala da Câmara

Sala de Imprensa da Câmara leva o nome do ex-vereador Carlos Alberto Moreira (D)
Uma honraria oficial concedida pelo Poder Legislativo de São Gabriel durante as comemorações do aniversário da cidade abriu uma polêmica inédita. Em carta endereçada aos vereadores, a família do falecido radialista e ex-vereador Carlos Alberto Moreira requereu a retirada de seu nome da Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores. Motivo: na sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão Gabrielense e Gabrielense Emérito, um dentre os dez homenageados foi justamente o produtor rural envolvido no acidente que resultou na morte do ex-vereador, em 1993.
Na correspondência, os filhos do ex-vereador protestam pela decisão da Câmara ao homenagear com a mais alta condecoração oficial da cidade o personagem central do episódio que culminou na morte de um ex-integrante do Poder Legislativo.

Na carta, os familiares, em sinal de protesto, pedem que o nome do ex-vereador seja retirado da Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores, onde está desde o ano de 1993, por proposição do então vereador Francisco Renato Andrade da Silva (PMDB), também falecido. “Reconhecemos o direito soberano de a Câmara Municipal homenagear quem quiser e escolher, mas reservamos à família o direito de pedir que a Casa Legislativa se digne retirar o nome de nosso pai da referida sala”, diz a carta.
Carlos Alberto Moreira era músico, poeta, radialista, compositor e foi vereador por dois mandatos, de1973 a 1988. Em 1983, foi presidente da Câmara, tornando-se o primeiro cego do Brasil a presidir uma Casa Legislativa. Notabilizou-se pelo combate à corrupção e pela defesa dos direitos dos portadores de deficiência, num período onde os temas de acessibilidade eram praticamente ausentes da esfera pública. 
Confira a correspondência:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.