Coluna-Ponto-de-Vista-1

Projeto de Maninho dispõe sobre serviços de psicologia e assistência social nas escolas de São Gabriel

Vereador Vagner Aloy (Maninho), do PDT
Recentemente, o vereador Vagner Aloy Rodrigues - Maninho (PDT) teve aprovado em sessão ordinária o Anteprojeto de Lei (APL) que dispõe sobre a realização de serviços de Psicologia e Assistência Social nas escolas públicas de Ensino Fundamental de São Gabriel. Segundo Maninho, o Poder Público deverá assegurar atendimento por psicólogos e assistentes sociais a alunos das escolas públicas de educação fundamental que dele necessitem. O atendimento será prestado por Psicólogos vinculados ao Sistema Único de Saúde - SUS e por assistentes sociais vinculados aos serviços públicos de assistência social. 
Maninho afirma que: “Nossa sociedade registra altos índices de desajuste social manifestos na indisciplina escolar e, de forma mais intensa, nos níveis de violência dentro e fora das escolas. As famílias, principalmente as mães, têm cada vez menos tempo para participar da educação de seus filhos, seja pela escassa convivência familiar, seja no acompanhamento da realização das tarefas escolares. Os professores devem concentrar-se em suas atividades precípuas e não têm condições de oferecer o atendimento individualizado e especializado que alguns alunos demandam para melhor poderem se inserir no processo escolar. Tais manifestações de dificuldade de socialização ou carência apresentadas pelos alunos são, em geral, resultado de situações ou desajustes de ordem emocional e social que, tratadas de modo efetivo e desde a sua manifestação inicial, poderão ser adequadamente superados. O atendimento por profissionais especializados possibilita apoiar e orientar os alunos e suas famílias, em busca de melhores alternativas para o sucesso no processo de aprendizagem e de integração escolar e social. Da mesma forma, os professores poderão ser orientados sobre como agir na sala de aula e em outras circunstâncias, em relação às situações que possam interferir negativamente nos processos individuais e coletivos de aprendizagem”, assevera o parlamentar. 
O vereador ressalta ainda que os benefícios da superação destas dificuldades de socialização são de várias ordens: primeiro, deve-se destacar o benefício para cada um dos estudantes atendidos que, além de melhorarem sua convivência familiar e escolar, poderão evitar a evasão e alcançar efetivo sucesso escolar e inserção social; segundo, há um efeito positivo na turma de alunos e nos demais estudantes da escola, pois é conhecido o grau de influência negativa que apenas um estudante com desajuste de comportamento poderá causar a todo o grupo; terceiro, cada um dos membros da família daquele estudante atendido será beneficiado pelo apoio que irá receber; por fim, toda a sociedade será beneficiada pela inserção de um cidadão educado e produtivo, reduzindo a possibilidade de receber um indivíduo pouco escolarizado e com altas chances de se transformar em desajustado”, concluiu Maninho. 

ASSESSORIA DO VEREADOR

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.