Coluna-Ponto-de-Vista-1

Serviços Urbanos adota medidas rígidas para coibir presença de animais nas ruas e estradas


Quem anda pelas ruas da cidade e também nas estradas de acesso a zona urbana, com certeza, por alguma vez já se deparou com animais soltos nas vias. A presença de cavalos e vacas é comum, como também, o risco de acidentes. De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Luis Fernando Porto, acidentes provocados pela presença de animais nas vias já causaram a morte de dois cavalos. A Secretaria é responsável pela fiscalização e apreensão desses animais.
Para fiscalizar a ocorrência de animais em locais indevidos, a secretaria conta com dois funcionários que fazem rondas à cavalo. Se apreendidos, os animais vão para o Curral Municipal, localizado nos fundos das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos. 
Durante o tempo em que ficam sob a tutela do município, os animais recebem água, ração e pastagem. Os proprietários têm o prazo de cinco dias para retirarem o animal. O Secretário Porto esclarece que se o proprietário não comparecer neste prazo, o animal será encaminhado para doação a entidades carentes.
Mesmo que compareça no prazo estabelecido, o dono do animal apreendido deve pagar multa e a alimentação disponibilizada. Em caso de reincidência, terá que pagar em dobro o valor da multa: “Já tivemos casos de recolher o mesmo animal por três vezes, agora estudamos a possibilidade de na quarta vez, retirarmos o animal de seu dono. “É preciso que as pessoas se conscientizem do perigo que oferece um cavalo, uma vaca soltos na rua. Um acidente com animais assim, pode causar a morte não só do animal, mas de condutores, de pedestres, qualquer um corre risco de vida num acidente desta proporção”, finalizou o secretário.
A Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal também auxiliam o trabalho de fiscalização em parceria com a prefeitura.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.