Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel terá pré-vestibular gratuito

O sonho de entrar em uma universidade ficará mais próximo para 1, 8 mil pessoas de baixa renda, estudantes ou ex-alunos de escolas públicas, de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (3), será assinada a ampliação, para mais 16 municípios, o pré-vestibular gratuito do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. O ato ocorrerá às 15h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre).
Presente desde 2011 em Porto Alegre e Santa Maria, o curso Universidade Já! aprovou 33% e 43% dos estudantes, respectivamente, nas universidades federais dessas cidades no último vestibular de verão. A partir de 9 de outubro, quando começam as aulas, essa oportunidade se abre também para quem mora em municípios menores.
Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. As inscrições estarão abertas entre 10 e 28 de setembro através do site www.universidadejars.com.br. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar do candidato. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro, e as matrículas serão realizadas no dia 8.
O curso tem foco nos vestibulares das universidades federais e no Enem. De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, esta é uma política inclusiva do Governo do Estado. "Muita gente fica de fora das universidades, ou trabalha de dia para pagar com dificuldades uma particular à noite, porque não tem condições de fazer um pré-vestibular e disputar de igual para igual as vagas. O Universidade Já! gera oportunidades de estudar, se formar e realizar sonhos", afirma Fabiano.
Outro destaque realizado pelo secretário é em relação à qualidade dos professores e do material didático: "São profissionais experientes e sintonizados com as matérias dos vestibulares, além dos polígrafos e material de apoio que não perdem em nada para os pré-vestibulares mais conhecidos".
Para o coordenador do Universidade Já!, Jessé Quevedo, o curso é capaz de gerar mudanças concretas na vida das pessoas. "Muitos alunos, ou mesmo gente que parou de estudar há bastante tempo, têm agora a chance real de acessar o Ensino Superior. É uma excelente iniciativa de geração de oportunidades adotada e implementada pelo Governo gaúcho", avalia.
O Universidade Já! é realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária(Neif/Fapeu), que já executa o projeto em Santa Catarina há 9anos. No Estado vizinho, o curso já atinge 5 mil alunos e tem 64% de aprovação- índice que os coordenadores do projeto pretendem alcançar e superar para os próximos vestibulares.

Confira as cidades gaúchas que terão o pré-vestibular gratuito e os locais do cursinho

Cidade Vagas Local

Porto Alegre 500 Local 1: Rua Miguel Teixeira,86, Cidade Baixa

Local 2: Esc. Est. Pres. Arthur da Costa e Silva (Rua Baden Powell, 409, Sarandi)

Agudo 70 Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Av. Concórdia, 333, Centro)

Alegrete 50 Centro Profissionalizant e Nehyta Ramos (Rua Vasco Alves, 125, Centro/Canudos) 

Alvorada 70 Col. Est. Antonio de Castro Alves (Av. Ceará, 18 Maria Regina)

Bagé 50 Complexo Municipal (Rua JoãoTeles, 862)

Cachoeira do Sul 100 Esc. Básica Borges de Medeiros (Rua Bento Gonçalves, 100, Centro)

Canoas 70 Esc. Est. Marechal Rondon (Rua Santini Longoni, 147, Marechal Rondon)

Frederico Westphalen 50 UERGS (Rua Assis Brasil,709, Itapagé)

Pelotas 150 UFPEL - Aulário Mercosul (Rua Andrade Neves, 1561, Centro)

Santa Maria 250 Local 1: Esc. Est. Cilon Rosa (Rua Appel, 805, Centro)

Local 2: Esc. Est. Margarida Lopes (Rua Gonçalves Ledo, 565, Camobi)

Santana do Livramento 50 Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua General Câmara, 2411, Centro)

São Gabriel 50 Esc. Est. João Pedro Nunes (Av. Francisco Chagas, 2491, Vila Lima)

São Leopoldo 70 Unisinos (Av. Unisinos, S/N,Cristo Rei)

São Luiz Gonzaga 50 Esc. Cenecista São Luiz Gonzaga (Rua Borges de Medeiros, 2860, Centro)

Sapiranga 70 Esc. Maria Ruth Raymundo (Rua Marquês do Alegrete, 67, São Jacó)

Tramandaí 50 Esc. Est. Assis Brasil (Rua Fernandes Bastos, 2875, São José)

Três Passos 50 Inst. Est. de Educação Erico Verissimo (Rua Gaspar Silveira Martins, 1415, Erico Verissimo)

Tupanciretã 50 Inst. Est. de Educação Mãe de Deus (Rua Vaz Ferreira, 1392, Centro)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.