Coluna-Ponto-de-Vista-1

Ações conjuntas da prefeitura com Estado beneficiam produtores do interior

Em um ano e meio de atividade, o Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio por meio da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) já distribuiu R$ 7,2 milhões em calcário para 119 municípios gaúchos. Em São Gabriel, a ação do governo do Estado tem parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e tem beneficiado pequenos produtores do interior do Município. De acordo com o prefeito Roque Montagner, o projeto foi implantado com o objetivo de auxiliar na produção e garantir melhor desempenho ao final do período de safra.
Segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, este é o maior programa de correção do solo feito pelo Governo do Estado nas últimas décadas. Caracteriza-se pela seriedade na aplicação de recursos, graças ao trabalho de conscientização e monitoramento dos resultados realizados pela Fepagro e, aqui em São Gabriel, pela Secretaria da Agricultura.
Para o prefeito, o programa é importante para agropecuária gaúcha. E a iniciativa deverá ser melhorada. O governo do Estado acena com adequações que deverão ser realizadas nos valores de contemplação, na logística de distribuição e aplicação do calcário, metodologia, práticas operacionais do agricultor e contrapartidas das prefeituras e agricultores beneficiados.
Sobre o Programa
O convênio entre os municípios e o Estado garante o repasse de R$ 60 mil às prefeituras para aquisição de calcário e sua distribuição a agricultores e/ou pecuaristas familiares de seus municípios. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, responsabiliza-se pela orientação e assessoramento dos beneficiários na coleta das amostras de solo, analisadas no Laboratório de Química Agrícola da Fepagro Sede, em Porto Alegre.
Os dados da análise vão indicar a quantidade de calcário recomendada para aplicar na área de cultivo. Até o final de 2013, as prefeituras já haviam enviado por volta de 12 mil amostras para análise na Fepagro.
A coordenação vem realizando, desde o último trimestre de 2013, o monitoramento de campo, por amostragem, para avaliar a qualidade do calcário financiado, o efeito da sua aplicação – através de novas análises químicas, tanto do solo quanto do calcário –, e avaliação do rendimento das culturas.
Outras ações em São Gabriel
O alinhamento das três esferas de governo repercute diretamente no desenvolvimento do setor produtivo no interior de São Gabriel. O Programa Irrigando a Agricultura Familiar, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e Secretaria Municipal da Agricultura, já concluiu a construção de seis açudes, beneficiando os pequenos produtores com a garantia de água para o setor agropecuário. 
O Programa Patrulha Agrícola, outro em atividade no Município, é desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O programa atendeu no começo de janeiro a comunidade do Rincão dos Ambrósios e continua, nos próximos dias, no Cerrito e Vista Alegre prestando auxílio aos pequenos produtores rurais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.