Coluna-Ponto-de-Vista-1

Legislativo em ação: vereadores buscam soluções para faltas de luz no interior e estado da BR-290

A precariedade da conservação da BR-290 após a extinção dos pedágios e a situação das recorrentes faltas de luz elétrica em comunidades do interior de São Gabriel, levou uma comissão de vereadores a Porto Alegre nesta semana, em busca de soluções para a melhoria destes serviços públicos. Os parlamentares mantiveram reuniões a respeito destes temas na Assembleia Legislativa do Estado, na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (AGERGS) e na União de Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul (Uvergs). 
Marcos Vieira destaca que, desde o princípio do ano, os compromissos oficiais dos vereadores junto a órgãos estaduais ou da União foram fundamentais para iniciar novos processos de conquistas de recursos e busca de soluções para a comunidade. “No ano passado, o vereador Sildo foi a Brasília e conquistou um veículo para a Associação Pró-Down, o vereador Cilon conseguiu recursos através do deputado Covatti (PP) e outros vereadores também conseguiram emendas e vitórias importantes. Isso é parte da atividade parlamentar, e desta forma os vereadores buscam honrar a confiança da população nas urnas”, assinalou. 

ALERGS - Na Assembleia Legislativa, o grupo de parlamentares de São Gabriel, formado pelo presidente Marcos “Mec” Vieira (PSDB) e os vereadores Caio Flávio Lopes Rocha (PP), Cilon Lisoski (PR) Claudiomiro Borges da Silveira (PR), Sildo Cabreira (PDT), Paulo Sérgio Barros da Silva (PDT) e Vagner Aloy (PDT), foram recebidos pelo próprio presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT). Os parlamentares encaminharam a reivindicação em favor de melhorias na BR-290, que desde o fim dos pedágios deixou de receber reparos e está em um estado bastante precário. O presidente da Assembleia entrou em contato imediatamente com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes), que informou que iniciará uma frente de trabalho na região nas próximas duas semanas. “Esta é uma conquista da mobilização de vocês, vereadores. A Câmara de São Gabriel está de parabéns por vir aqui a Porto Alegre pressionar, com vereadores da situação e oposição unidos, em defesa do interesse maior da coletividade”, assinalou. Sobre as constantes faltas de luz em comunidades do interior sem maior interesse por parte da AES Sul, os parlamentares fizeram um encaminhamento à Assembleia. O deputado Júlio Redecker (PSDB), que na próxima segunda-feira instala os trabalhos da CPI da energia elétrica, recebeu os dados para denunciar o mau serviço desempenhado aos contribuintes gaúchos. “Na Grande Catuçaba houve comunidades que ficaram cerca de doze dias seguidos sem energia elétrica. Isto é um prejuízo tanto para o comerciante que depende da energia para guardar alimentos, como para o paciente pulmonar que precisa de nebulização e mora longe da zona urbana”, ponderaram os vereadores.

AGERGS – Na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados, o presidente Marcos Mec e o vice-presidente Sildo Cabreira foram recebidos pelo conselheiro-presidente Carlos Felisberto Martins, onde apresentaram os relatos dos problemas recorrentes de falta de luz nas localidades do interior do Município. O presidente da agência se disse impressionado pelo período prolongado de alguns casos, de mais de dez dias corridos sem energia elétrica, e além de abrir um processo formal sobre o caso, sugeriu uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a agência para coletar informações. “A Câmara irá criar uma Ouvidoria, para que a comunidade possa trazer estas queixas sobre serviços públicos concedidos, como no abastecimento de energia elétrica, para encaminhar à Agergs e outros órgãos”, observou o vereador Sildo Cabreira.

UVERGS – No contato com o presidente da União de Vereadores do RS, vereador Silomar Garcia (PP), os vereadores de São Gabriel encaminharam um pedido de moção pela melhoria das estradas federais que perderam seus pontos de pedágio e pela responsabilização das concessionárias de energia elétrica que prestarem maus serviços. A proposta recebeu o total apoio do presidente da Uvergs, e terá o peso da entidade que representa os vereadores de todo o Estado. O encontro foi acompanhado pelo vereador rosariense Adriano Dornelles (PP), ex-presidente da Câmara de Rosário do Sul. “De fato, a sociedade gaúcha está insatisfeita com os serviços prestados, e a Uvergs sempre estará ao lado das reivindicações da sociedade”, assinalou o presidente. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.