Coluna-Ponto-de-Vista-1

PROCON de São Gabriel realizou mais de 1,4 mil atendimentos em 2013

Alguma vez você já pensou em procurar o PROCON de sua localidade para resolver um problema de consumo? Essa pode ser uma opção para aquelas situações na qual a empresa se nega ou se omite em solucionar a questão. Esta orientação pode ser lida em vários sites que tratam do tema – consumidor / empresa. Em São Gabriel, o gabrielense demonstra uma nova mentalidade, tanto, que em 2013 a unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) recebeu mais de 1,4 mil pedidos de providências, informações e encaminhamentos. Foram mais de 100 atendimentos por mês.
De acordo com a coordenadora do PROCON São Gabriel, Liane Pires Marques, no ano passado foram realizados 1.402 atendimentos, sendo que deste montante, 1.264 casos foram resolvidos e 56 foram remetidos para a Justiça. Segundo a dirigente, “em relação a reclamações de clientes, os lojistas estão procurando resolver os problemas com maior agilidade”.
Esta foi uma das principais constatações de 2013. Liane disse que as empresas estão mais atentas as leis impostas pelo Código do Consumidor. “Alguns gerentes de lojas fazem visitação ao PROCON. Eles têm demonstrado interesse em solucionar os problemas com rapidez e pedem, quando houver reclamações, que a empresa seja comunicada imediatamente, evitando ações judiciais e possibilitando soluções amigáveis”.
O ano começa com número reduzido de reclamações. Enquanto janeiro do ano passado teve 157 comunicados, os primeiros 30 dias de 2014 registraram redução superior a 60%, caindo para 97 o índice de queixas.
O PROCON São Gabriel tem dois atendentes, um deles é coordenador. A unidade está integrada ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumido (SINDEC), mas ainda aguarda a instalação de um sistema compatível para efetivo funcionamento. O novo equipamento está sendo providenciado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.