Coluna-Ponto-de-Vista-1

Secretaria de Educação anuncia ações na área para 2014

O ano de 2014 apresenta ações de desenvolvimento para todos os setores educacionais do Município. Segundo a secretária de Educação, professora Nilvanês Jobim, o Governo Municipal vai investir na ampliação do processo de acesso a Educação Infantil, oferecendo vagas para crianças de 3 anos e garantindo matrículas para todas numa faixa de idade entre 4 a 5 anos. Isso é visto como um desafio, disse a secretária. Até 2016, a SEME projeta atender 50% do público de 3 anos e 100% da demanda entre 4 e 5 anos, atendendo exigências do Plano Nacional de Educação (PNE). A explanação ocorreu durante o ato de abertura do ano letivo, no Banana Café, na manhã de quinta-feira (20).
No mesmo segmento, a secretária anunciou a implantação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e a construção de duas unidades previstas para os bairros Jardim Primavera e Gabrielense (Residencial Trilha), oferecendo 60 vagas para turno parcial e 120 para turno integral.
Além disso, durante o ano, serão ampliadas quatro escolas de Educação Infantil e inauguração a EMEI Pomares. Esta última já está concluída, mas ainda aguarda a estruturação interna. Assim que estiver apto para funcionamento, o educandário disponibilizará vaga para 120 crianças.
Durante o evento a secretária revelou que 80% das instituições de ensino não estão legalizadas e por isso não podem receber investimentos da União. “Somente quatro escolas de Educação Infantil estão com a documentação em dia”, comentou. Serão ampliadas 15 salas de aulas em quatro instituições, o equivalente a duas novas escolas de Educação Infantil.
O programa de ações ainda prevê aumento no contingente de pessoal. A Educação Infantil receberá reforço de professores para o berçário e de monitores, saltando de 80 profissionais em 2013 para 95 em 2014. Revisar o Plano de Carreira do Magistério, elaborar um Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, construir um Plano Municipal de Educação baseado no Plano Nacional de Educação e ainda criar um Sistema Municipal de Ensino, são algumas das metas consideradas prioritárias.
O público estudantil do interior também será privilegiado com a construção de uma nova escola na região do Batovi. A nova instituição de ensino Catão Peres vai atender alunos dos assentamentos e das comunidades vizinhas. No outro lado do município, as escolas Mascarenhas de Moraes e Ernesto José Annoni terão as quadras de esportes cobertas. Também está em fase de aprovação, junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), o novo calendário das escolas do campo direcionado para as instituições Ernesto José Annoni, Mascarenhas de Moraes e Jerônimo Machado.
Na cidade, a secretária anunciou ampliação do programa de transporte escolar e implantação do Programa Ensino de Jovens e Adultos (EJA) diurno para séries iniciais (em local a ser definido) e salas de recursos, na área de educação infantil, na Escola Anadir Laureano, no Bairro Élbio Vargas. No mesmo bairro, o Governo Municipal construirá uma quadra de esportes coberta junto a Escola Telmo Menezes.
A abertura do ano letivo contou com a presença do prefeito Roque Montagner, autoridades e mais de 400 professores. As atividades organizadas foram realizadas nos dois turnos com a participação do palestrante Rodrigo Ribeiro, com os temas: “Arte na interdisciplinaridade” e “O despertar pedagógico”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.