Coluna-Ponto-de-Vista-1

Agora é oficial: São Gabriel é um dos municípios que receberá o "Mais Médicos"

A região da Fronteira Oeste já dispõe do trabalho de 43 profissionais do programa Mais Médicos, destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Foram contemplados os municípios de Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana. Os médicos do programa são diplomados fora do país, com nacionalidades cubana, uruguaia, mexicana, argentina, portuguesa e brasileira. No total, já são 449 médicos atuando no Rio Grande do Sul.
Entre as atividades iniciais, os profissionais participam de uma semana do acolhimento, quando o grupo recebe informações e tem palestras sobre o funcionamento da saúde pública no Rio Grande do Sul. Em seguida é realizada a capacitação sobre as políticas estaduais da Atenção Básica, Rede Cegonha, DST/Aids, Saúde Mental e equidades. 
Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância.
O Mais Médicos está no terceiro ciclo no Rio Grande do Sul, e prevê ainda uma segunda etapa, com distribuição de 138 profissionais em diversas regiões. A previsão é de que estes novos médicos cheguem ao estado no mês de março.

MAIS MÉDICOS – FRONTEIRA OESTE:


Município
População
Mais Médicos
Alegrete
76.644
4
Barra do Quarai
4.032
1
Itaqui
37.916
3
Quarai
22.873
4
Rosário do Sul
39.503
1
Santana do Livramento
81.198
5
São Gabriel
60.478
1
São Borja
61.189
5
Uruguaiana
125.209
19

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.