Coluna-Ponto-de-Vista-1

Potencialidades de São Gabriel e região são apresentadas em reunião do CDES realizada na prefeitura municipal

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado debateu na manhã desta quinta-feira, 27, em reunião realizada no Salão de Atos da prefeitura municipal. Temas estratégicos de desenvolvimento de São Gabriel e da região da fronteira oeste fizeram parte da reunião que foi solicitada pelo próprio governador, que solicitou atenção especial ao município de São Gabriel. Foram pautas dos debates as barragens do Jaguari e Taquarembó; as RS 630 e 473; a ferrovia norte-sul; a viticultura; a energia eólica, entre outros. O principal assunto foi a energia eólica, pois o município faz parte do grupo de 23 municípios gaúchos que possuem potencial eólico. Neste tema ficou definido que no dia 14 de abril será realizado o ato de criação da Associação dos Munícipios com potencialidade eólica, com a inclusão de São Gabriel no novo Atlas Eólico do Estado.

Em sua manifestação o prefeito Roque Montagner agradeceu a participação derepresentações de órgãos regionais, associação de empresários, organizações da sociedade, cooperativas e representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede), entre outros convidados, o prefeito Roque Montagner ressaltou que São Gabriel nunca teve a oportunidade de discutir as suas potencialidades. Afirmou que esteve várias vezes em Porto Alegre tratando sobre as capacidades do município e região, mas é a primeira vez que este debate é descentralizado. Ele citou como exemplo a ferrovia norte-sul, que vai ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro.
O secretário adjunto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Nelson Spolaor, disse que o objetivo é ouvir as demandas da sociedade civil da fronteira oeste. “Estamos aqui para apresentar, mas também para ouvir”, ressaltou. A reunião realizada em São Gabriel, segundo ele, faz parte da iniciativa do Governo do Estado de priorizar uma relação direta de diálogo com os municípios. A determinação do governador Tarso Genro é produzir uma agenda de trabalho continuada com o município para promover ações conjuntas visando o desenvolvimento da região.
Também se manifestaram durante os trabalhos a secretária de Planejamento Tani Vieira; o representante da Câmara de Vereadores, André Lemes; o representante da Secretaria Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas João David; o representante da Secretaria de Planejamento Claudio Marquiori; da Agência Gaúcha de Desenvolvimento Eberson Silveira; do Sindieólica Guilherme Sári; o presidente do Corede Fronteira Oeste Hugo Chimenes e o professor da Unipampa Andres Delgado Canedo.
Durante a reunião o prefeito Roque Montagner sugeriu que seja realizado em São Gabriel um Fórum de Desenvolvimento para tratar das questões do município e da região, com a participação dos governos Federal e Estadual.
Tecnologia do Blogger.