Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito apoia trabalho sobre pessoas desaparecidas desenvolvido pelo Deputado Alcir Oliboni

O Prefeito Roque Montagner recebeu na noite da última quinta-feira, em seu gabinete, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas,deputado Alcir Oliboni (PT), que veio apresentar a cartilha de Orientação e Prevenção ao Desaparecimento e ouvir sugestões que possam ajudar no trabalho que está sendo feito para alertar a sociedade, dar visibilidade ao tema e colaborar para que sejam implantadas políticas públicas de prevenção, proteção, combate e investigação. Participaram da reunião a secretária do Planejamento e Projetos Tani Vieira; o Procurador Jurídico do Município Guilherme Abib; o delegado de Polícia Jader Ribeiro e a equipe do Cartório Especializado em Atendimento a Pessoas Vulneráveis; lideranças comunitárias e representantes de conselhos de direitos do município.
A cartilha possui 18 páginas, em formato brochura, com explicação das principais causas de desaparecimento (como o tráfico humano), dicas preventivas e também orientação para os familiares de pessoas desaparecidas sobre denúncia e registro das ocorrências. O conteúdo está organizado a partir dos segmentos mais vulneráveis – crianças e adolescentes, mulheres e idosos. As quatro páginas centrais constituem caderno de atividades para crianças.
O Procurador Jurídico Guilherme Abib sugeriu ao deputado a atualização das carteiras de identidade, no momento da inscrição no CadÚnico, “pois com o passar dos anos as crianças vão mudando a fisionomia”. Na sua opinião a carteira de identidade deveria ser obrigatória, “pois grande parte de quem não a possui são adultos". Já o delegado de Polícia Jader Ribeiro propôs a criação de um Banco de DNA, “e o RS seria o percursor deste método”. Ele apresentou como exemplo um Banco de Impressões Digitais, “que há mais de 15 anos vem sendo digitalizado e falta pouco para que esse sistema seja integralizado”.
O prefeito Roque Montagner agradeceu ao trabalho que vem sendo feito pelo parlamentar e pela equipe da Polícia Civil e afirmou que São Gabriel é um dos parceiros da Frente Parlamentar nas ações de prevenção e alerta sobre desaparecimento de pessoas.
O deputado Alcir Oliboni informou que o próximo passo será a criação de um comitê para enfrentar esse problema. “A ideia é provocar um mecanismo para habilitar esse trabalho, pois por se tratar de região de fronteira, há propensão a fugas e constituição de rota de tráfico humano para países próximos.” A secretária Tani Vieira pediu que todos sejam parceiros, pois estamos numa localidade que necessita muito dessas ações.
Tecnologia do Blogger.