Coluna-Ponto-de-Vista-1

Três novos profissionais chegam a Alegrete pelo Programa Mais Médicos

Vice-prefeita e secretária de saúde, com equipe da SMS e conselho 

municipal, recebem os três novos profissionais

Alegrete recebeu na tarde de sexta-feira (28) mais três profissionais para atuação na rede básica de saúde. Somados á cubana Olga Gonzalez, o município passa a contar com quatro profissionais do programa Mais Médicos nas equipes da estratégia de saúde da família. “Temos a convicção de que farão um trabalho excelente nas comunidades onde serão inseridos”, comemora a vice-prefeita Preta Mulazzani, que os recepcionou junto com a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Alegrete.
Os três formam um mosaico multinacional. Colombiana de nascimento e nacionalidade brasileira, Riham Mahmoud Barakat formou-se em medicina no Paraguai. Atenderá na UBS do Centro Social Urbano, onde está sendo estruturada uma nova equipe do ESF para cobrir os bairros Capão do Angico e Ibirapuitã.
A médica peruana Maria del Carmen Cornejo La Torre, com formação em Cuba, inscreveu-se no Uruguai, onde residia com o marido David, também médico, que começa o treinamento em Vitória-ES para também ingressar no programa. Ela está indicada para a UBS do Bairro Piola. 
Uruguaio de Salto e formação em Cuba, o Dr. Sebástian Esteves Finozzi assumirá na ESF da Vila do Passo Novo, que atende também os assentamentos Unidos da Terra e Novo Alegrete. Segundo ele, o programa Mais Médicos vai revolucionar a medicina: “está fazendo história, não se vê no mundo nada parecido”, garante. 
A secretária de saúde Maria do Horto Salbego explica que o procedimento para a inserção dos profissionais acontecerá da mesma forma que o ocorrido com a Dra. Olga em dezembro: “terão pelo menos 30 dias de reconhecimento, familiarização e acompanhamento das atividades de outros profissionais da rede antes de assumirem definitivamente nas suas unidades”. “Certamente demonstraremos aos colegas estrangeiros a característica impar do povo alegretense que é a receptividade. Que sejam bem-vindos e realizem um bom trabalho”, assegura o prefeito Erasmo Guterres Silva.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.