Coluna-Ponto-de-Vista-1

Câmara entrega títulos honoríficos nos 168 anos de São Gabriel

Em comemoração aos 168 anos de emancipação política e administrativa de São Gabriel, o Poder Legislativo se reúne em sessão especial, para proceder a entrega oficial dos títulos honoríficos de Cidadão Gabrielense e Gabrielense Emérito. A cerimônia será realizada no Banana Café, às 20 horas desta sexta-feira, 4 de abril.
A data marca o aniversário do Poder Legislativo, já que a Lei Provincial n. 8, de 4 de abril de 1846, é considerada pela legislação atual o aniversário da cidade por ter oficializado a criação de uma Câmara Municipal na então “vila” de São Gabriel. Historiadores como Sérgio da Costa Franco defendem que esta data seja a da verdadeira emancipação da cidade, porque no regime monárquico não existiam prefeitos, e o Poder Executivo era exercido pelo presidente da Câmara. Desta forma, comemora-se a data em 4 de abril, e não no dia 15 de dezembro, que celebrava um decreto do Imperador que deu a São Gabriel o título de “cidade”, em 1859.

Conheça a relação dos homenageados:

CIDADÃO GABRIELENSE 

Título dado a cidadãos naturais de outras cidades, por sua contribuição para São Gabriel


Antônio Augusto Alves – Pastor luterano, natural de Porto Alegre, ex-empresário. Pastor-presidente da Igreja Evangélica Luterana Renovada – “Espaço Esperança”, responsável pelas igrejas da Metade Sul e Mercosul. Fundou igrejas em Uruguai, Chile, Bolívia, Santa Maria, Alegrete, Vila Nova do Sul e São Gabriel. (Indicação do vereador Claudiomiro Borges- PR).


Francisca Barroso Ribeiro – Voluntária social de grupos de apoio à família, natural de Santo Ângelo. Portadora de esclerose múltipla e deficiência visual, atua no apoio a dependentes químicos e familliares, através da Parapsicologia, Espiritismo e da técnica japonesa do Reiki. (Indicação da vereadora Dórian Bicca Bragança – PSB)


Hélio Menna – professor universitário e administrador, natural de Dom Pedrito. Pós-graduado em Gestão Contemporânea, Gestão Estratégica, Administração de Marketing e Gestão por Processos. Ex-secretário municipal de Educação de 2011 a 2012, em sua gestão começou a ser pago o Piso Nacional do Magistério no Município. (Indicação do vereador Vagner Aloy - PDT).


Jáder Ribeiro Duarte – Atual Delegado de Polícia de São Gabriel, formado em cursos de preparação à magistratura e ao Ministério Público, IDC e Cejur. Titular de Delegacia em 19 municípios, ex-diretor do DEIC e diretor de divisão na Acadepol. (Indicação do vereador Adão Santana – PTB)


João Luiz Alves Pereira Filho – médico pediatra, natural de Pedro Osório, atuou como plantonista do Pronto Atendimento 24 Horas de São Gabriel, ex-presidente da Associação Médica local e atual secretário da entidade, ex-chefe do Setor de Pediatria da Santa Casa. Pós graduado em Medicina do Trabalho. (Indicação do vereador Valdomiro Lima – PSDB).


Maria Helena Fernandes de Jesus – presidente da Associação Pró-Down, natural de Sena Madureira, Estado do Acre. Ajudou a fundar a entidade em 2003, e a preside desde 2009. Atualmente a entidade atende cerca de 70 famílias. Também integra o Movimento Familiar Cristão da Igreja Católica. (Indicação da veredora Sandra Xarão – PT).


Onyx Lorenzoni – deputado federal, natural de Porto Alegre, médico veterinário, cristão luterano. Presidente estadual do Democratas, sigla de doutrina liberal-conservadora. Um dos mais ativos críticos do governo Dilma na Câmara Federal, autor de emendas parlamentares que destinaram importantes recursos para São Gabriel (Indicação do vereador Cacaio Lannes – Dem)


Paulo José Zimermann Teixeira – médico pneumologista, natural de Lavras do Sul, viveu em São Gabriel desde os 3 meses de idade. Pneumologista da Santa Casa de Misericórdia em porto Alegre, ex-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS. Em 2014 vai coordenar a comissão científica do 37º Congresso Brasileiro de Pneumologia, em Gramado. (Indicação do vereador Caio Flávio Lopes Rocha – PP)


Vilmar Predebon – produtor rural, natural da região da Quarta Colônia, estabeleceu-se com os irmãos em São Gabriel em 1983, dedicando-se à produção de arroz, soja e gado bovino, atuando na produção rural do município há 31 anos. (Indicação do vereador Cilon Lisoski – PR).



GABRIELENSES EMÉRITOS 

Título dado a gabrielenses por sua trajetória de destaque em sua área social.


Benedito Franco – pecuarista e empresário, ex-secretário municipal de Obras, Habitação e Urbanismo em São Gabriel, proprietário da Cabanha Santa Maria, de Santa Margarida do Sul. Consultor sobre mercado de bovinocultura de corte para grandes conglomerados rurais e vencedor de prêmios da raça Devon na Expointer. (Indicação do vereador Sildo Cabreira – PDT).


Carlos Cléber Dias Leal – produtor rural e médico veterinário, com especialização em ovinocultura. Presidente da Cooperativa de Lã Tejupá desde o ano 2000, período em que a entidade aumentou de 150 para 400 sócios em mais de 60 municípios. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e ex-membro das diretorias da Federação das Cooperativas de Lã do RS e do Sindicato Rural de São Gabriel. (Indicação do vereador Paulo Sérgio Barros da Silva – PDT).


Edis Dias Borges – ativista cultural, ex-gerente dos extintos Supermercado King, Engenho Gabrielense e Supermercado Pampa. Integrou várias patronagens do Centro de Tradições Gaúchas Tarumã. Atua também como empresário e pecuarista. (Indicação do vereador Antônio Devair Rodrigues Moreira – PDT)


Ivo Blanco da Silva – Ex-estudante da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, terceiro lugar no concurso literário da Associação Cultural Alcides Maya em 2004, 5º lugar no festival de intérpretes, idealizador do Piquete “Agapito”, atuou no CTG Tarumã. Aprovado no vestibular de Ciências Biológicas da Unipampa. (Indicação da vereadora Karen Lannes – SDD).


Luiz Carlos Venturinni Dotto – empresário, atual provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade, membro da Mesa Provedora há 15 anos. Secretário de Serviços Urbanos de São Gabriel no ano de 1996. Ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, ex-membro do Conselho Municipal de Trânsito e Venerável Mestre da Loja Maçônica Rocha Negra n. 1 de 2009 a 2010. (Indicação do vereador André Luis Lemes – PT)


Robson Campos Dotto Gonçalves – Empresário e pecuarista. Atuou na vida pública como Chefe de Gabinete, Secretário de Transportes, Secretário Geral de Governo e Secretário Municipal de Obras em três gestões municipais. Ex-presidente municipal da JS/PDT (Juventude Socialista) e do PDT – Partido Democrático Trabalhista. Atua na administração do Loteamento Vivenda e na confecção de pré-moldados para pavimentação. (Indicação do vereador Marcos Paulo do Monte Vieira – PSDB).
Tecnologia do Blogger.