Coluna-Ponto-de-Vista-1

Eclipse lunar total foi observado por todo o Brasil

Foto: Gui Fagundes/especial
Um eclipse lunar total pôde ser observado em todo o Brasil, na madrugada desta terça-feira (15). O fenômeno foi observado por muitos gabrielenses que acordaram para assisti-lo. 
De acordo com Marcos Calil, consultor de astronomia do Clima tempo, a lua entrou no estado de penumbra por volta das 2h. Nesse horário, cidades brasileiras com baixos níveis de poluição já podiam observar o fenômeno a olho nu. Às 4h45 foi registrado o momento máximo do eclipse lunar, a partir do qual ele começa a regredir.
O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. Nesta madrugada, quando a Lua entrou na sombra completa da Terra, o planeta espalhou a luz vermelha do sol, que resultou na cor vermelha da Lua. 
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Tecnologia do Blogger.