Coluna-Ponto-de-Vista-1

Gestão inovadora e comprometimento nos serviços prestados marcam os 159 anos da Santa Casa

O tradicional “Café com o Provedor” realizado na tarde de quarta-feira (23/04), foi muito especial, com muitas homenagens por parte do Provedor - Luiz Carlos Dotto e integrantes da Mesa Administrativa aos aniversariantes do mês, convidados especiais e colaboradores da Instituição pela passagem marcante e histórica dos 159 anos de fundação da Santa Casa, transcorrido no último dia 15 deste mês. Segundo o provedor, a Santa Casa faz parte da enriquecida história de São Gabriel, pois para satisfação e orgulho dos gabrielenses, seja de nascimento ou de coração, a Instituição é a 4ª Santa Casa mais antiga do RS, com fundação de origem Portuguesa.
Dotto fez questão de destacar que essa história perpetua-se no livro “Uma Santa Casa Feita de Amor” do historiador gabrielense - Osório Santana Figueiredo, pois de acordo com Osório, a Instituição nasceu do espírito de solidariedade humana e do sentimento fraterno de uma plêiade de amigos da terra e de gabrielenses humanísticos que marcaram sua existência com grandiosidade em suas almas. Frente a este grupo sobressaía-se a figura ímpar do Dr. Jonathas Abbott, baiano de nascimento e ardoroso gabrielense por adoção. Seguiam-lhe a ideia, os beneméritos cidadãos Francisco Rodrigues Dias Ramos, Julião Antônio Garcia, Antônio Arranca Pedras e outros, que além do apoio moral, colaboraram com elevadas somas em dinheiro para dar início às obras, sendo que o terreno para a construção o prédio foi doado por Francisco Rodrigues Dias Ramos, em 15 de abril de 1855, oportunizando o lançamento simbólico da Pedra Fundamental do Edifício que se chamou Santa Casa de Misericórdia, sob a invocação da Nossa Senhora da Conceição, e que, após as dificuldades iniciais, inaugurava-se a 27 de setembro de 1862 a primeira parte do edifício, dando início as atividades hospitalares.
Luiz Carlos Dotto ressalta que este ano está sendo de muitas conquistas e realizações, contando sempre com os profissionais e colaboradores desempenhando suas funções com comprometimento ao bem maior do ser humano, que é a saúde. Ele agradece todo o apoio recebido, através de doações de voluntários; de eventos realizados por entidades filantrópicas e clubes de serviços, bem como, de recursos oriundos de Emendas Parlamentares, Consulta Popular, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, empresas terceirizadas prestadoras de serviços, entre outros.
Tecnologia do Blogger.