Coluna-Ponto-de-Vista-1

Máxima Condecoração Municipal agraciará oito personalidades, no dia 4, em São Gabriel

Entrega da Medalha Plácido de Castro integra comemoração 
dos 168 anos de emancipação do município

A Medalha Plácido de Castro foi instituída em 2002 pelo Decreto Lei nº2. 606. A ideia é conferir a distinção honorífica às personalidades que prestaram serviços relevantes ou cooperaram para o enriquecimento do patrimônio material ou cultural do município. Em 2014 oito pessoas serão agraciadas com a condecoração: Abelino de Brito; Dilma de Oliveira Chalmes; Jader Ribeiro Duarte; Maria Inês Saraiva Cardoso Camargo; Olavo Predebom, que receberá em nome da família Predebom; Raphael Vanhove; Rogério Melo e o médico Waldenir Ferreira Gonçalves. As medalhas serão entregues pelo prefeito Roque Montagner em solenidade oficial na próxima sexta-feira (04.04), às 10h, no saguão do Palácio Plácido de Castro.

Conheça os agraciados: 

Dilma de Oliveira Chalmes: Mulher trabalhadora. Desde os 16 anos de idade, engajou-se no dia a dia da Pedreira no Corredor de Bagé. Com o suor de seu trabalho criou quatro filhos.

Raphael Vanhove: Natural da Bélgica, veio para o Brasil em 1947 após a 2ª Guerra Mundial. Em São Gabriel investiu na pecuária e na fabricação de embutidos, logo construiu o Frigorífico Vanhove.

Família Predebon - Olavo Predebon receberá a distinção honorífica em nome de sua família. Descendente de italiano, vinda da região da Quarta Colônia no ano de 1983, em São Gabriel a família adquiriu propriedades e investiu no plantio de soja, arroz e criação de bovinos gerando um número significativo de empregos. 

Jader Ribeiro Duarte – Formado em Direito em 1989 pela Universidade Federal de Pelotas. Jader Duarte exerce há 16 anos a profissão de Delegado da Policia Civil. Natural de Pelotas está há dois anos e oito meses à frente da Polícia Civil de São Gabriel, prestando relevantes serviços à segurança da comunidade gabrielense.

Dr. Waldenir Ferreira Gonçalves – Formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas no ano de 1985, o cirurgião geral, atua também na Medicina do Trabalho. Ocupou o cargo de Secretário Municipal da Saúde.

Maria Inês Saraiva Cardoso Camargo – Empresária do ramo moveleiro, além de contribuir para a geração de empregos no município, proporciona aos gabrielenses opções diferenciadas no setor. 

Abelino de Brito – Empresário da Gastronomia, nascido em 1936 na cidade de São Francisco de Paula, Abelino Brito trabalhou na roça até os 18 anos de idade. Veio para São Gabriel servir ao Exército Brasileiro em 1955. No ano seguinte, deu baixa e adotou São Gabriel como sua terra, implantando aqui a Galeteria e Churrascaria do Brito, que gera 20 empregos diretos e mais 5 indiretos, com colaboradores semanais. 

Rogério Melo – Músico, Cantor e Compositor, Rogério Melo por meio da dupla com César Oliveira, levou a cultura musical gabrielense a Las Vegas (Estados Unidos), onde foi indicado ao prêmio Grammy Latino no ano de 2013. O músico também participa ativamente do Carnaval da cidade, atuando como compositor de enredos e mestre de bateria.
Tecnologia do Blogger.