Coluna-Ponto-de-Vista-1

Orçamento Participativo: chegou a hora de escolher as prioridades para 2015

A região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento Fronteira Oeste (COREDE) elegeu no último dia 4 deste mês, em Uruguaiana, as prioridades regionais a serem votadas pelos municípios que integram Corede, para o Ciclo do Orçamento Participativo 2015. Cerca de 250 pessoas escolheram as 16 áreas que agora seguem para votação nos municípios.
Nesta terça-feira, (15), às 19h no CTG Caiboaté, é a vez dos gabrielenses escolherem entre as áreas, já apontadas em Uruguaiana, quais são prioritárias e devem integrar o orçamento estadual. Por ordem de maior número de votos foram escolhidas as seguintes áreas: Saúde; Educação Básica, Profissional e Técnica; Segurança Pública e Defesa Civil; Desenvolvimento Rural; Educação Superior; Desenvolvimento Econômico; Habitação, Desenvolvimento urbano e Saneamento;
Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Irrigação; Infraestrutura e Logística; Cultura e Inclusão Digital; Combate à Violência no Trânsito.

CAMPO 02 – Irrigação; Economia Solidária; Inclusão Digital; Saúde; Hospital Regional; Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDES) e secretária municipal de Planejamento e Projetos, Tani Vieira, é imprescindível que a comunidade compareça à escolha das prioridades, “temos um importante compromisso a cumprir que é levar os anseios de São Gabriel ao orçamento do Estado. Essa ação garante que o nosso município esteja integrado à lista de destinação de recursos da esfera estadual para o aprimoramento das áreas prioritárias e, é a comunidade que aponta essas áreas”, destacou a secretária. Ela enfatizou, que a cada 30 participantes na audiência de escolha das prioridades, o município tem direito a um delegado, que irá defender os projetos escolhidos por São Gabriel no Fórum Regional de Participação que acontece no dia 9 de maio no CTG Ilhapa do Rio Grande, na cidade de Itacurubi. “Quanto mais pessoas comparecerem, mais delegados poderemos eleger. Essas pessoas serão decisivas no número de votos para as demandas de São Gabriel na audiência regional”, explica.
A Audiência Pública Municipal do Orçamento Participativo de São Gabriel contará com a presença da Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Ariane Leitão, que cumpre agenda no município. “Convidamos a todos para que se façam presentes no CTG Caiboaté, a partir das 19 horas desta terça-feira, para que junto conosco, definam os projetos nos quais querem ter investidos os recursos do orçamento estadual de 2015”, finalizou Tani Vieira.
Tecnologia do Blogger.