Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel Saneamento aprimora tratamento de água trazendo mais saúde aos gabrielenses

De forma pioneira no Rio Grande do Sul a São Gabriel Saneamento está inovando na tecnologia de controle do pH (acidez) da água e colaborando ainda mais para a saúde dos clientes. A Estação de Tratamento de Água de São Gabriel é a primeira no estado a substituir a cal hidratada pelo Geocálcio.
Com a utilização do hidróxido de cálcio (Geocálcio), a empresa está obtendo melhores resultados no tratamento de água durante o processo de purificação. O trabalho é feito rotineiramente na Estação de Tratamento de Água, no Bairro Vila Maria.
De acordo com o responsável técnico da SGS, o Químico Etiel da Silva Pereira, o Geocálico (hidróxido de cálcio em suspensão) é o atual responsável pela alcalinização da água tratada, regulando o pH da mesma: “Fizemos inúmeros testes antes de implementarmos este sistema e os resultados foram excelentes. O produto nos permite chegar ao pH ideal”, afirma ele, ressaltando também que o hidróxido de cálcio altera para melhor a composição físicoquímica da água, que entre outros benefícios auxilia na prevenção da osteoporose e traz um ganho na parte ambiental, pois não gera resíduos de sacaria como o produto anterior.
De acordo com o Coordenador da São Gabriel Saneamento, Rodolpho Toninello, o produto Geocálcio é também utilizado pelas grandes companhias de saneamento do Brasil: “A SGS, a exemplo das maiores companhias de saneamento do País, investe em mais uma etapa de melhoria no sistema de tratamento de água para os gabrielenses. Além da utilização deste produto químico ser mais eficiente, implantamos um sistema de dosagem considerado de ponta, que se utiliza de tanques de armazenamento e bombas dosadoras de alta tecnologia para realizar um serviço totalmente automatizado”, explica. 
Outras grandes vantagens na utilização do Geocálcio é eliminar os riscos ergonômicos para os operadores, ser um produto mais econômico em termos de custos, e trazer uma melhoria na saúde dos consumidores, já que o hidróxido de cálcio adiciona cálcio e não sódio à água.
Tecnologia do Blogger.