Coluna-Ponto-de-Vista-1

Começa uma nova época na Saúde de São Gabriel

Prefeito reinaugura UBS e oficializa duas equipes do 
ESF para o Bairro Élbio Vargas

“Vamos fazer uma revolução na saúde”. A frase do prefeito Roque Montagner, ao anunciar a instalação das duas primeiras equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), na manhã desta quarta-feira (07/05), no Bairro Élbio Vargas, demonstra a maneira como o governo municipal passa tratar o setor na rede pública municipal. Montagner destacou os investimentos na área – mais problemática dos últimos 20 anos – e disse que, agora, São Gabriel pode contar com uma estrutura capaz de suprir as necessidades da população.
As duas equipes do Bairro Élbio Vargas vão atender cerca de 7 mil e 500 pessoas. O trabalho será coordenado pelos médicos de Cuba, Yiundaime Vera Aires e Jorge Jésus Chaves. Os dois vão participar do trabalho de campo com Agentes de Saúde para cadastramento das famílias no programa. A ideia deles é vivenciar e conhecer a realidade clínica dos moradores. Para os agentes, é o primeiro passo de um trabalho de convivência diária com a comunidade.
O ESF começará a funcionar efetivamente após a formação completa das equipes de agentes. Mas a estrutura física da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nosso Sonho, que não sofria manutenção há 14 anos, já está pronta para receber a demanda populacional dos bairros da região sul.
A Prefeitura Municipal de São Gabriel investiu mais de R$ 56 mil na reforma do prédio. Segundo o secretário municipal da Saúde, Daniel Ferrony, foi feita a pintura completa da UBS e trocadas calhas e telhas, “pois, em dias de chuva, o posto ficava alagado”, comentou.
O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras. O titular da pasta, engenheiro Felipe Abib, disse que as redes hidráulica e elétrica estavam precárias e tiveram que ser substituídas. Além disso, foi readaptado o acesso a Unidade, com a construção de uma rampa e adaptado um banheiro para pessoas com necessidades especiais (PNE). A recepção foi modernizada, garantindo melhores condições de atendimento e fácil contato do público com o atendente.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE - O prefeito Roque Montagner destacou os investimentos feitos pelo governo municipal na área de saúde nos últimos 17 meses. Ele citou a aquisição de 11 veículos, entre eles, uma ambulância zero quilômetro entregue durante a reinauguração da UBS.
Montagner ainda destacou a previsão de evolução no setor com a conquista de 15 médicos do Programa “Mais Médicos”. A parceria com o governo federal vai possibilitar a implantação de 15 equipes do Programa ESF. Segundo ele, as nove Unidades Básicas terão equipes com agentes de saúde para atender todas as regiões da cidade.
Como experiência em gestão de saúde, Montagner admitiu que a maior preocupação, no setor, está na formação de filas para atendimento e falta de medicamentos. Estes problemas começam a ser solucionados a partir de hoje.
A implantação de equipes do ESF vai tirar o público das filas e possibilitar que o atendimento comece dentre de cada casa do bairro. “Com certeza é uma grande revolução na área da saúde. Hoje, a população de São Gabriel pode comemorar uma grande conquista”, finalizou.
Participaram do ato de inauguração, além do prefeito Roque Montagner, o vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, secretários municipais, vereadores André Lemes e Dórian Bragança; presidentes de partidos e sindicatos, representantes do Movimento Comunitário e da comunidade, moradores do bairro e os 15 médicos que passam a atuar no Município.
Tecnologia do Blogger.