Coluna-Ponto-de-Vista-1

“Dinheiro Uma Aventura Visual” é a nova exposição do Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim

Inserida na programação alusiva a 12ª edição da Semana Nacional de Museus, uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e com o tema “Coleções Criam Conexões” foi aberta oficialmente no final da tarde de quarta-feira (14) a exposição intitulada “Dinheiro Uma Aventura Visual”, no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim (antiga Igreja do Galo), de propriedade do tenente Paulo Jorge da Cunha Rodrigues, da 13ª Cia Com Mec.
O prefeito Roque Montagner por estar em viagem a Porto Alegre, foi representado pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Gomes. O evento teve a presença do presidente da Associação dos Amigos do Museu, Dirceu Abreu; secretária de Educação, Nilvanês Jobim; convidados especiais e familiares do proprietário da coleção em exposição.
Segundo informações da Chefe do Setor Técnico do Museu, Marilene Dotto, é uma verdadeira riqueza as cédulas, moedas e documentos, que fazem parte da exposição. Ela salienta que diariamente são recebidos inúmeros visitantes, tanto de São Gabriel como de outros municípios e Estados. “Todos aqueles que desejarem realizar visitas deverão previamente agendar horários pelo telefone (55) 3232- 5279. O museu funciona de terça à sexta-feira pela manhã das 9 às 12h e a tarde das 14 às 18h, aos sábados das 10 às 12h e das 14 às 18 horas.
A exposição “Dinheiro Uma Aventura Visual” reúne um histórico da origem do dinheiro; moedas primitivas e seus respectivos lugares de utilização; cédulas estrangeiras e também do Brasil Colônia, Brasil Reino Unido, Brasil República até os dias atuais; moedas de cobre e de prata. Entre as moedas destaques, estão a Moeda do Brasil 500 Anos de Descobrimento, 100 Anos de JK, 150 Anos da Independência do Brasil, 100 Anos da Abolição da Escravatura, Nº 1 do Tio Patinhas, da coroação da Rainha Elizabeth II e moedas do Banco da Província do Rio Grande do Sul, de porcelana, celta, enxada da china, onça e também algumas medalhas.
A exposição encerra no próximo domingo, dia 18, juntamente com a 12ª Semana Nacional de Museus. No Museu Gaúcho da FEB o período será estendido até o dia 23.
Tecnologia do Blogger.