Coluna-Ponto-de-Vista-1

Instituto Farroupilha: Prefeitura inicia reformas na antiga Escola Borges Fortes para instalação de Unidade

São Gabriel vai ter, inicialmente, quatro cursos profissionalizantes em execução na Unidade Remota do Instituto Farroupilha de São Gabriel. A definição deles dependerá ainda de aprovação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com proposta de pactuação no segundo semestre deste ano. A informação é do prefeito Roque Montagner que abriu as tratativas com a direção do Instituto para a escolha dos cursos em reunião na Prefeitura Municipal. O encontro contou com a participação do Chefe de Gabinete, Luis Pires e dos secretários de Indústria e Comércio Aljaci Brito; Geral de Governo Tani Vieira; e de Educação Nilvanês Jobim, todos representando o Governo Municipal; do Coordenador de Implantação de Unidade, Carlos Eugênio Balsemão e da Chefe de Gabinete, Ângela Marinho, ambos do Instituto Farroupilha, e ainda com a coordenadora do PRONATEC, Raquel Lunardi.
Segundo o prefeito Roque Montagner, o objetivo do Governo Municipal é disponibilizar cursos profissionalizantes que atendam as necessidades do mercado de trabalho. Por isso, o debate envolveu inicialmente as áreas com maior público alvo, como educação, saúde e agricultura.
A proposta de São Gabriel é trazer cursos de Técnico em Informática, Agente Comunitários de Saúde, Criação de Peixes de Viveiros Escavados e Auxiliar de Cozinha, este último, inserido no Programa Mulheres Mil, do MEC, como ação integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM). Para alguns deles é exigida Formação Inicial e Continuada (FIC) e para outros, o ensino médio.
No caso dos que integram o Programa Mulheres Mil, o aluno não precisa estar matriculado em uma escola.
O Governo Municipal ainda poderá incluir na lista de cursos a serem disponibilizados, o de Licenciatura para Escolas Rurais, visando, principalmente, o público dos assentamentos e pequenos produtores de São Gabriel. Nesta área, a unidade local será assistida por profissionais da Escola de Jaguari.
Na sexta-feira passada, a Prefeitura Municipal iniciou a reforma do prédio da antiga Escola Municipal Borges Fortes, localizado no Bairro São Gregório, zona norte da cidade. Neste local funcionará a Unidade Remota do Instituto em São Gabriel. Conforme o prefeito o objetivo é concluir as obras ainda neste semestre, “dando condições para iniciarmos os trabalhos na metade deste ano”, comentou.
Tecnologia do Blogger.