Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito Roque destaca trabalho dos servidores municipais durante palestra motivacional e anuncia reposição salarial

Também inserida nas atividades alusivas ao Dia do Trabalho, dentro de uma intensa programação coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Indústria e Comércio (SEMTIC) foi realizada na noite de terça-feira, 29, no auditório da Escola Estadual XV de Novembro, uma palestra com o tema “Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, ministrada por Clara Salgado, técnica de Políticas Públicas do SEBRAE na região, com sede em Santa Maria. O evento foi direcionado aos secretários e servidores municipais e teve a participação do prefeito municipal Roque Montagner. A abertura do evento foi feita pelo secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, Aljaci Brito, que destacou o apoio da administração municipal e do Sindilojas na programação que se estenderá até o dia 4 de maio.
A palestrante Clara Salgado explicou que a referida Lei, instituída em 2006, hoje aprovada e regulamentada, já está sendo praticada em 135 municípios do Estado. Segundo ela, “o Sebrae desenvolveu ferramentas e materiais de apoio para auxiliar as pequenas e micro empresas, sendo de extrema relevância a parceria do Poder Público, pois os Municípios são os verdadeiros agentes de desenvolvimento, incentivando a população e os empresários a participar efetivamente do fomento na circulação do dinheiro dentro da própria cidade, pois em tempos atrás muitas pessoas trabalhavam somente na informalidade”. A lei, de acordo com a técnica, proporciona o verdadeiro desenvolvimento sustentável e isso será de grande relevância para São Gabriel, que possui cerca de duas mil empresas, entre micro e de pequeno porte”.
Clara Salgado destaca que as palestras objetivam mostrar os benefícios para as prefeituras, como exemplo o “Programa Fornecer” do Governo do Estado, onde o uso do poder de compras governamentais atua como política de desenvolvimento econômico regional de forma sustentável de distribuição de renda e de diminuição das desigualdades sociais. “Essa Lei proporciona que as prefeituras possam abrir editais direcionados para micro e pequenas empresas, quando as compras ou contratações não ultrapassarem o valor máximo de R$ 80 mil”, afirmou a técnica.
Em sua manifestação direcionada aos servidores o prefeito Roque Montagner disse que estava muito contente pelos resultados significativos alcançados, através dos projetos executados, os que estão em andamento e também nas várias ações já desenvolvidas nestes 15 meses de Governo. Segundo ele, “estamos agradecendo o apoio e parceria de vocês, reconhecendo publicamente o brilhante e extraordinário trabalho dedicado de todos os que estão inseridos como colaboradores na gestão pública, pois a missão que nos propomos é ter objetividade e resultados culminando com o desenvolvimento de São Gabriel”, afirmou Roque Montagner.
Ao parabenizar os servidores pelo Dia do Trabalho o prefeito anunciou que autorizou o estudo para reposição salarial aos servidores públicos. Ele disse ainda que pela primeira vez o funcionalismo municipal terá uma data-base, 1º de maio, e que está sendo cumprido rigorosamente o pagamento do piso nacional aos professores.
Tecnologia do Blogger.