São Gabriel é referência no ProJovem Trabalhador no RS

Cumprindo mais uma promessa, o Governo Municipal quebrou mais um paradigma, ao conseguir juntamente com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) cerca de 800 vagas para cursos profissionalizantes. Esta semana o prefeito Roque Montagner recebeu o reconhecimento da FGTAS pelo sucesso da realização do Programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã/RS através do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Augusto Lara, a Administração Municipal está de parabéns, pois ao término do Programa, que qualificou 148 jovens, 51 destes já se encontram inseridos no Mercado de Trabalho.
A coordenadora da agência local do SINE, Maria de Jesus Calheiros Freitas, explica que foram disponibilizados cursos de Administração, Telemática, Vestuário, Turismo e Hospitalidade. No início deste ano, durante a solenidade de formatura dos jovens, o prefeito Roque Montagner foi bastante audacioso, se comprometendo em inserir grande parte dos jovens no mercado de trabalho o que vem sendo alcançado com grande sucesso. “É importante contar com uma qualificação de qualidade, principalmente para nossa gente, evitando que as empresas, independente da estrutura, busquem mão de obra fora de São Gabriel. O conhecimento é fundamental e duradouro, pois ninguém tira da gente, agrega valores importantes no sentido de que as pessoas podem interpretar melhor o mundo e também para o crescimento individual. É gratificante para a Administração Municipal saber que este Programa foi desenvolvido em nove municípios do Estado, e inclusive grande parte deles com maior número de habitantes, como Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas e Santana do Livramento, e que São Gabriel conquistou o 1º lugar na inserção de jovens, que já estão desempenhando funções de acordo com suas capacitações”, destacou.
O secretário de Indústria e Comércio Aljaci Brito ressaltou que com o apoio do prefeito Roque todos os objetivos foram atingidos, especialmente no que tange a qualificação de mão de obra. “Este governo vem cumprindo todas as promessas de campanha e rigorosamente com o programa apresentado aos gabrielenses no período de campanha eleitoral. É importante salientar que vários cursos já foram disponibilizados como Pronatec, reciclagem, costura profissional, entre outros”, ressaltou Brito. Ele destacou ainda as relevantes parcerias do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e de empresas gabrielenses dos mais diversos segmentos, como frigorífico, contabilidade, alimentação, hotelaria, entre outros, que oportunizaram emprego aos jovens recém-qualificados e que tão bem estão desempenhando suas respectivas atribuições.