Coluna-Ponto-de-Vista-1

Semana Acadêmica de Ciências Contábeis inicia com grande público

Palestras iniciaram nesta segunda-feira e vão até quarta-feira
A 1ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Urcamp iniciou na noite de ontem, com uma palestra sobre a Força do Cooperativismo com o Presidente da Sicredi Pampa Gaúcho, José Antônio Severo de Menezes.
O evento, que é realizado pelo Curso de Ciências Contábeis da instituição, acontece até quarta-feira (14), no Espaço Cultural Dom Félix de Azara, no Campus II da Urcamp e foi aberto pelo Pró-Reitor do Campus local, Júlio Viana Otaran, que destacou a iniciativa dos acadêmicos em promover o evento.
Na sequência, o palestrante José Antônio Severo de Menezes apresentou um breve histórico do Cooperativismo, surgido em 1844 na Europa e do Cooperativismo de Crédito, iniciado no Rio Grande do Sul com o Padre Theodor Amstad, na região onde hoje fica a cidade de Nova Petrópolis, em 1902. 


Na região, o Sicredi surgiu a partir de 1981, por meio das Cooperativas de Crédito de Rosário, Alegrete e Itaqui. Em 1990, a CREDIROS e a CREDIGAL, de São Gabriel, se uniram e tiveram a soma da CREDIAL, de Alegrete, para formar a Sicredi Sudoeste. Recentemente, as regionais Sudoeste e Itaqui se uniram para formar a Sicredi Pampa Gaúcho, que conta com mais de 49 mil associados e um recurso total de mais de R$ 300 milhões e patrimônio de R$ 150 milhões.

Encerrando, o Superintendente Regional Rodrigo Favareto apresentou o novo produto, Sicredi Touch, para o público jovem e universitário. 



Ainda apoiam a Semana Acadêmica os professores Cosma Thomas, Lidiane Facco, Duilo Mattos, Helio Menna e as empresas Urbano, Sicredi, Urbano, Forever Representantes, Foto Pretto (Rosário do Sul), AEPF Esportes, Yotta Byte, Oficina José Ancelmo, Aita Net (Rosário do Sul), Pensarte Marketing Visual, Drogaria Remédiu's (Vila Nova do Sul),Modelo Despachante (Rosário do Sul), Don Juan Moda Homem, Madereira Bortolin (Vila Nova do Sul), Armazém e Materiais de Construção Garcia, Auto Peças Leal, Escritório Contábil São Rafael (Rosário do Sul), Escritório Siqueira, Rodtrans, Escritório União, Jauri Silveira Ribeiro (Rosário do Sul), Floricultura Pracinha do Amor, Puro Sabor Viandas, SN Serviços Contábeis, Dr. Igor Xarão Figueiredo. 

Confira a programação dos próximos dois dias de palestras:

Hoje:
A nova Contabilidade aplicada ao Setor Público
Jeferson Luís Lopes Goularte - Doutorando em Contabilidade

Amanhã:
Urbano Agroindustrial - Uma história de sucesso
Paulo Roberto Franzner - Coordenador da Unidade São Gabriel

Acompanhe as fotos do evento:
Tecnologia do Blogger.