Coluna-Ponto-de-Vista-1

Serviços Urbanos implanta frentes de trabalho nos bairros com fiscal para monitorar locais assistidos

Para manter os bairros e vilas limpos, depois de concluídos os trabalhos, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está implantando um sistema de monitoramento. De acordo com o secretário Valtermar Freitas Ribeiro, o setor de fiscalização da Prefeitura Municipal tem um profissional exclusivo para manter em observação as regiões que estão sendo atendidas pelas equipes de limpeza.
A ideia, segundo o secretário, é despertar a conscientização da população. No entanto, quem propositadamente depositar lixo (entulho) fora do período de coleta poderá ser multado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Ribeiro informa que existe uma lei que regulamenta a ação da fiscalização, mas nos últimos anos o setor vinha trabalhando apenas na forma de diálogo. A conversa não adiantou, pois, apesar de um cronograma, muitas pessoas insistiam em depositar o lixo seguidamente em via pública.
Para evitar a multa, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem avisado com antecedência o período de recolhimento de entulhos. Desde a quinta-feira (29), o Bairro Cidade Nova vem recebendo este serviço. O mutirão de limpeza começou no período da tarde e o recolhimento deverá continuar até serem concluídas todas as ruas do bairro. No começo da semana a Secretaria realizou o serviço de roçado completo na mesma região. Outras frentes de trabalho estão com atividades nos bairros Trindade e Santa Regina. O mutirão da limpeza vem na sequencia, assim como a fiscalização dos locais visando a manutenção do trabalho.

O QUE JÁ FOI FEITO? - Na semana passada uma equipe concluiu o trabalho de patrolamento e encascalhamento da Rua Borges de Abreu, no Bairro Tarumã. A dona de casa Neuza Cristine Valim Mello elogiou o serviço. “Estávamos num completo abandono. Pela primeira vez uma equipe da Prefeitura realiza este trabalho”, comentou. Neuza Cristine conta que a rua era de difícil acesso. “O veículos não conseguiam entrar. Inclusive a Kombi, que busca uma criança com deficiência, tinha dificuldades para chegar ao local”, explicou.
No Bairro Pomares, na zona leste da cidade, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou, no final de semana passado um mutirão em parceria com as Secretarias de Obras e Transportes. Foi feita a limpeza completa do bairro.
No extremo sul da cidade, na Vila Santa Clara, equipes da Secretaria concluíram a recuperação de trechos da Estrada do Bom Retiro. Pelo local passam caminhões carregados em período de safra. Além de colocação de material, também foi refeito um bueiro. A obra, conforme o secretário, assegurou o trânsito seguro na região.
Tecnologia do Blogger.