Coluna-Ponto-de-Vista-1

Parceria com o Governo Municipal solidifica a Casa do Mel

A Casa do Mel, inaugurada no dia 30 de janeiro deste ano, já começou a receber os equipamentos necessários para o seu funcionamento. Em ato realizado no final da tarde da última sexta-feira, 20, o prefeito Roque Montagner e o deputado Afonso Hamm fizeram a entrega oficial de parte do conjunto de materiais necessários para o processamento do mel, ao presidente da Associação dos Apicultores Dalvi Lemos dos Santos. Participaram do evento fundadores, associados, convidados e secretários municipais. A aquisição dos equipamentos foi adquirida com recursos de uma emenda parlamentar do deputado Afonso Hamm e contrapartida do Município no valor de R$ 40 mil.

O presidente da Associação dos Apicultores Dalvi dos Santos fez um agradecimento especial ao Governo Municipal pela parceria dispensada aos apicultores, através de recursos e pessoas que tem ajudado muito para que este setor alcance seus objetivos. Lembrou da união e do trabalho dos apicultores. “Estamos na mesma trilha e ao final de todas as batalhas alcançaremos nosso objetivo”, destacou.
A produtora Jussara de Assis Brasil, que há décadas vem trabalhando em prol da apicultura, falou em nome dos demais e fez um relato sobre a ação desenvolvida, há mais de 30 anos, com a participação de pessoas dedicadas e de administrações municipais. “Podemos prever o futuro olhando para o passado. A nossa história vem da década de 80 e no presente temos a destacar a administração municipal, que recuperou verbas perdidas e buscou novos recursos, e ao deputado Afonso Hamm, que disse sim para a nossa associação”, acentuou. Jussara afirmou que se trata de uma ação política, com letra maiúscula, que visa o bem comum.
O deputado cumprimentou o prefeito e disse que o seu apoio foi determinante nesta fase do projeto, e não tem medido esforço em favor dos apicultores. O senhor tem sido um prefeito parceiro, afirmou o parlamentar, antes de assumir o compromisso de garantir uma emenda no valor de R$ 250 mil para a construção de um depósito de tambores, na Casa do Mel.
O prefeito Roque Montagner foi bastante aplaudido quando reafirmou que São Gabriel será transformada na Capital do Mel. “Somos do tamanho dos nossos sonhos e as coisas acontecem através de uma política boa”, disse. Ressaltou que o Governo Municipal tem sido parceiro, apoiado pela bancada gaúcha que tem tido uma participação ativa, independente de partidos. O prefeito citou também a participação da Emater, através de Gilberto Souto Meyer, e da Unipampa que tem trabalhado com pesquisas para aumentar a produção de mel. Anunciou que o Governo Municipal está trabalhando na adaptação de um ônibus, adaptado com centrífuga, para recolher mel no interior do município e o incentivo ao produtor, através da doação de caixas de abelha.
EQUIPAMENTOS – A Casa do Mel recebeu dois estabilizadores, um carro de plataforma com pneumático, carros para tambores com pneumático, guincho de coluna elétrico, uma balança pesadora mecânica, um lavajato elétrico, um refratômetro para mel, um colorímetro (analisador portátil) para mel, dois tanques para higienização de materiais em aço inox, um desoperculador elétrico, seis baldes coletor de mel com peneira, um tanque homogeneizador de mel em aço, acabamento para alimentos parede dupla, revestimento térmico, aquecimento elétrico, isolamento e controle de temperatura, um conjunto de bomba com filtro, três mesas para manipulação de mel, material de informática (duas impressoras, dois computadores) e móveis para escritório.
Tecnologia do Blogger.