Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito recebeu as chaves de um caminhão caçamba e uma escavadeira hidráulica

A Prefeitura Municipal de São Gabriel e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) inauguraram na manhã desta segunda-feira, 16, junto ao prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Sala da Cidadania Digital. O ato inaugural contou com a presença do prefeito Roque Montagner e do presidente do INCRA, Carlos Guedes. Também participaram da solenidade, o superintendente regional do INCRA Roberto Ramos; o chefe geral da EMBRAPA, Clênio Pillon; secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ronaldo Franco de Oliveira; o vice-prefeito Evandro Obaldia; secretários municipais; e representantes de agricultores assentados.

A Sala vai oferecer acesso a serviços via internet para assentados, como atualização cadastral e a adesão à renegociação de dívidas do Pronaf A. Durante a solenidade, Ronaldo Oliveira oficializou o repasse para a Prefeitura Municipal de um caminhão caçamba, uma motoniveladora e uma escavadeira hidráulica. O secretário adjunto disse que “com a vontade do INCRA, do Governo do Estado e da prefeitura a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar estão sendo vistas como um todo. Até agora já somamos R$ 8 milhões em ações conjuntas para melhorar as condições do homem no campo”.


As máquinas foram adquiridas por meio de convênio entre o INCRA e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O caminhão caçamba, a motoniveladora e a escavadeira hidráulica serão utilizados para melhorar estradas de assentamentos e eixos principais de acesso. De acordo com o Instituto, serão atendidos três assentamentos e beneficiadas 254 famílias de agricultores.
O prefeito Roque Montagner avaliou as conquistas. “Esse é um momento histórico. As coisas boas que estão acontecendo no nosso governo, não aconteceriam em outro governo. Nós pensamos diferentes e agimos diferente. Temos o compromisso de ajudar a população mais carente. De 12 anos para cá as coisas estão mudando, os agricultores tem acesso aos financiamentos e recursos para aquisição de máquinas e implementos. Fica aqui, nosso reconhecimento público aos assentados, que são os grandes beneficiados”, argumentou.


Para o chefe geral da EMBRAPA, Clênio Pillon, a ação em São Gabriel comprova que “aqui no Rio Grande do Sul temos instituições comprometidas com a soberania da reforma agrária e da agricultura familiar. Agradecemos a parceria do prefeito Roque e entregamos seis estudos de solos das fazendas, onde hoje estão os assentamentos do RS. Esse estudo é uma ferramenta fundamental para o correto uso do solo”.
AS AÇÕES - O INCRA realizou a divulgação do Chamamento Público de Infraestrutura onde foram contemplados com um total de 66,2 km de implantação e recuperação de estradas os assentamentos Zambeze, Cristo Rei e Madre Terra. Será um investimento de R$ 1,47 milhão. Também foram disponibilizados 20 lotes vagos, que serão preenchidos por meio de edital de seleção de famílias, nos loteamentos Itaguaçu, Conquista do Caiboaté, União pela Terra e Madre Terra. Será dada prioridade para agricultores de São Gabriel.
Tecnologia do Blogger.