Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura divulga itinerário da coleta de lixo e destaca a importância da conscientização da população

A Prefeitura Municipal autuou na manhã de sexta-feira (27) os responsáveis por um depósito de lixo em via pública na região leste da cidade. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Valtemar Ribeiro, o descarte de resíduos em locais públicos tem acontecido com frequência em várias regiões da cidade. A Prefeitura Municipal está identificando os moradores e dando prazos para que estes efetuem a retirada ou pagamento de taxa para o recolhimento. Quando isso não acontece dentro de um tempo pré-estabelecido o morador é multado.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos divulgou o itinerário da frota de recolhimento do lixo nos bairros (veja a relação abaixo). De acordo com o secretário, não existe necessidade de fazer o descarte do lixo fora dos horários estabelecidos, “pois quando isso acontece, além de deixar a cidade suja e feia, o cidadão está causando transtornos para os demais moradores”.
O lixo que não é carregado por equipes da frota de recolhimento normal, deve ser depositado em via pública somente quando forem confirmadas frentes de trabalho na região, ou quando há a confirmação de inserção dos bairros no cronograma de retirada de entulhos. “Se o cidadão não conhece os cronogramas e as datas, essa informação pode ser adquirida por telefone. Basta ligar para 3232 4845”, explica o secretário. Em caso de prioridade a Prefeitura Municipal cobra uma taxa de manutenção dos veículos. As informações também podem ser adquiridas por telefone.

MULTAS – A autuação dos responsáveis pelo lixo em via pública vem alcançando os objetivos de conscientização implantados pela Secretaria Municipal de Serviços. Tanto é que em nenhum momento foi necessária a efetuação de multas, “pois o cidadão tem tido consciência e, após notificado, tem tomado providências para evitar que o lixo permaneça em local público”. Conforme o secretário os registros estão diminuindo. “As pessoas estão ficando mais conscientes e os presidentes de Associações de Moradores estão nos ajudando. Isso tem contribuído para a cidade ficar mais limpa”, argumentou.

ITINERÁRIO DA FROTA DO LIXO

Relação de bairros

Coleta pela manhã, das 6h às 12h

Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira

São Clemente (1ª parte), Três de Outubro, William César Machado, Beira Rio, Pró Morar, Menino Jesus (COHAB), Brasil, Andrade, Medeiros, São Clemente (2ª parte), Container Calçadão, Container Nacional, Container Praça Matriz, Vila Mariana, Vila Rocha, Pascotin, Jardim Primavera, Avenida Francisco Chagas e Independência.

Terça-feira, Quinta-feira e Sábado

São Sebastião, Vargas, Boa Vista, São Luís, Jardim das Hortências, Vivenda, São Bento, Leal, San Izidro, Universitário, Container Nacional, Cidade Nova, Vila Trindade, Esplanada, Vieira, Novo Horizonte e Corredor da Balança.

Tarde e noite, das 15h45 às 22h

Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira

Vila Maria, Jardim Europa, Centenário, Zona Sul, Capiotti, Baltar, Vacacaí, Mato Grosso, Passo da Lagoa, Siqueira, Container Santa Casa, Bom Fim, Medianeira, Morro do Sabiá e Container Praça.

AÇÕES NOS BAIRROS - A Prefeitura Municipal concluiu na manhã de sexta-feira (26), mesmo com chuva, a limpeza da Vila Maria e Avenida das Acácias e mantém equipes no Bairro Zona Sul. Com o tempo ruim, outras equipes trabalham na oficina reformando lixeiras e paradas de ônibus.
Tecnologia do Blogger.