Coluna-Ponto-de-Vista-1

ESF começa a cadastrar famílias da zona sul de São Gabriel

Médico Jorge Chaves atendia na UBS
5.294 pessoas serão beneficiadas com a implantação do programa na Unidade Básica Élbio Vargas
As duas primeiras equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) começam a realizar trabalhos de campo a partir da próxima segunda-feira, 21. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai organizar ações em seis bairros da zona sul de São Gabriel e ainda no Residencial Antônia Trilha. Serão feitas visitações aos moradores dos bairros Dr. Dácio, Élbio Vargas, Santa Regina, Gabrielense, Santa Isabel e Honório. De acordo com a coordenadora da SMS, enfermeira Angélica de Ávila Vieira, nesta primeira etapa será feito o cadastramento de 5.294 pessoas. A população deverá preencher formulários e responder questionamentos que serão feitos por médicos e agentes de saúde.
As informações serão utilizadas com base de dados do ESF. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
Médica Yudaimi Arias já fazia atendimento na UBS
UMA NOVA MENTALIDADE - Pela primeira vez na história da saúde básica o médico vai até a casa do paciente. Os profissionais cubanos Yudaimi Arias e Jorge Chavez chefiarão as duas primeiras equipes de ESF no Município. Arias vai comandar uma equipe com seis agentes com foco direcionado a um público de 2.327 pessoas. O outro médico vai trabalhar com sete agentes direcionados a um grupo de 2.967 pessoas.
O trabalho de campo vai permitir aos profissionais de saúde conhecer a realidade clínicas de cada cidade na região de abrangência do ESF. “O médico vai passar a conhecer a saúde de cada um dos cidadãos e também vai saber quais os que necessitam de atendimento domiciliar”, argumenta a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde. Um dia por semana será dedicado ao atendimento domiciliar. Paciente com doença crônica ou que está acamados e ainda idosos serão atendidos em casa.
A SMS não tem um prazo definido para a conclusão do cadastramento, mas deverá iniciar os atendimentos já na próxima semana logo após as primeiras avaliações. UBS Nosso Sonho será a primeira a receber equipes do ESF. O posto foi remodelado para atender os moradores dos bairros da zona sul da cidade e para servir de base para o Programa. A obra foi entregue em maio. Segundo o prefeito Roque Montagner, é importante ter uma saúde curativa alinhada com a preventiva, “sempre com um olhar de proteção parceiro as medicações, ter médicos vitalizados e com energia muito grande de participar do ESF e atender na rede pública a nossa população”, argumentou o prefeito.
Tecnologia do Blogger.