Coluna-Ponto-de-Vista-1

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficia mil famílias em São Gabriel

Em janeiro de 2013 o município aderiu ao sistema que promove o acesso a alimentação às pessoas em situação de insegurança alimentar, o PAA. Em São Gabriel o Programa beneficia mil famílias de 33 bairros. De acordo com o coordenador do PAA no município, Jorge Luis Carpes, além de beneficiar as famílias atendidas, o sistema reforça a agricultura familiar. “Todos os produtos distribuídos no PAA são produzidos por pequenos agricultores e nos assentamentos da Reforma Agrária, e esse é o objetivo maior, ou seja, reforçar a produção da agricultura familiar e dar destino certo a esses alimentos beneficiando quem precisa”, explica o coordenador.
O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, e tem preços tabelados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A rede de distribuição conta com um responsável em cada bairro cadastrado. Os presidentes destes bairros são responsáveis pelo recebimento, controle e distribuição dos alimentos, que é feita numa periodicidade de 15 dias. Os presidentes de bairros também são responsáveis pela vistoria dos gêneros alimentícios recebidos. “Cada presidente faz a vistoria dos alimentos e nessa vistoria ele verifica a qualidade dos gêneros e só depois disso ele assina o termo de aceitabilidade” conta Carpes, explicando que os alimentos são distribuídos nas associações de bairros ou em outros pontos de distribuição, dependendo do tamanho do bairro. As famílias cadastradas também devem cumprir seu compromisso. “Se a família não busca o alimento durante a distribuição, o presidente de bairro pode destinar os gêneros alimentícios para outra família e esse processo é devidamente registrado, identificando a família que recebeu”, ressalta.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, além de ser o ponto de recebimento dos alimentos, também é o ponto de distribuição. No último sábado, os presidentes de bairros receberam arroz, mandioca e batata doce. Os produtos já estão sendo distribuído às famílias. O Bairro Promorar é o que possui maior número de pessoas beneficiadas com o PAA no município, ao todo são 439 famílias cadastradas. As ações do programa vão até o mês de novembro, quando será feita uma avaliação do trabalho e será definida a continuidade dos serviços.
Tecnologia do Blogger.