Coluna-Ponto-de-Vista-1

Projeto “Legislativo na Escola” leva cidadania a estudantes

O que é orçamento público? Para que serve uma Câmara de Vereadores? O que um vereador pode ou não pode fazer? Estas e outras questões, tão fundamentais para entender o que é de fato a política e o processo democrático, fazem parte do projeto “Legislativo na Escola”, uma iniciativa do Poder Legislativo de São Gabriel criada pelo seu presidente, vereador Marcos Paulo “Mec” Vieira (PSDB), e que levará estas e outras respostas a todas as escolas do município.
O projeto consiste em uma palestra de 50 minutos, que cabe dentro de uma hora/aula, onde se explica o que é o Poder Legislativo, a origem da democracia, o papel constitucional do vereador e a importância da participação da comunidade no processo eleitoral. “Percebemos que muitas pessoas tem dúvidas a respeito destes temas, e julgamos que seria fundamental levar estas noções de cidadania para as crianças, pois elas é que poderão construir no futuro uma democracia mais sadia, e por isso mesmo precisam conhecer desde cedo como ela funciona para que no futuro elas sejam agentes de uma política mais digna e mais humana”, ressalta o presidente do Legislativo.
A pesquisa para a palestra foi montada e elaborada pelo Coordenador de Assessoramento Parlamentar do Poder Legislativo, Cláudio Moreira. A cada palestra, vereadores de diferentes partidos irão nas escolas explicar o funcionamento do sistema democrático para os alunos. A primeira palestra será realizada dia 21, segunda-feira, no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. “Estamos à disposição de todas as escolas que quiserem esta palestra, que é gratuita, bastando para isso encaminharem ofício para a Câmara com a sugestão de data”,ressaltou.
Tecnologia do Blogger.